PARABÉNS AO COLÉGIO MENDES DE MORAES

Hoje, 8 de junho, o Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes completa 71 anos de existência. No dia 8 de junho de 1949, uma quinta-feira, o prefeito do então Distrito Federal (status político do Rio de Janeiro à época), general Ângelo Mendes e Moraes, inaugurava o “Ginásio Municipal Mendes de Moraes”, que passaria a chamar-se “Colégio Municipal Mendes de Moraes” a partir de 1953. E, a partir do surgimento do antigo Estado da Guanabara, em 1960, tornaria-se “Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes”.

E há exatamente um ano, quando o relógio marcava meia-noite, professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários brindavam, na casa de festas Nautilus, na Ilha do Governador, o septuagésimo aniversário do Colégio Mendes de Moraes. Mas a festa não acabaria no Nautilus. O restante do ano de 2019 foi marcado pela continuação das comemorações, com diversas atividades nas quais os alunos foram protagonistas.

Os 70 anos se passaram. E, quando mal o colégio começou o ano letivo de 2020, as aulas presenciais foram suspensas por conta da pandemia da Covid-19. Desde o dia 13 de março que professores e alunos não se encontram. Mas nem por isso eles deixaram de interagir por causas nobres. E não nos referimos ao ensino à distância, mas sim à campanha pelo adiamento do ENEM, à qual os professores, mesmo estando em suas casas, aderiram à justa reivindicação dos alunos publicando, no dia 15 de maio, um mural com a hastag #Adia Enem. E, mesmo na pandemia e em quarentena, uma grande vitória dos alunos e da educação era alcançada, com a oficialização do adiamento.

Hoje, em homenagem a mais um aniversário do colégio, estamos republicando a história do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, em cinco capítulos, que publicávamos há exato um ano. Para quem já leu, releia. Para quem não leu, aproveite a oportunidade para ler e orgulhar-se do colégio em que trabalha (ou trabalhou) ou em que estuda (ou estudou). Estamos republicando a história do colégio com algumas atualizações até o final do ano de 2019. Os links dos cinco capítulos estão disponibilizados abaixo. Essa história do colégio é dedicada a Maria Nilda da Silva Ribeiro, a saudosa “tia Nilda” que, nesses 71 anos, foi a única unanimidade no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes. Parabéns a todos do Colégio Mendes de Moraes, boa leitura e, como dizia a nossa querida tia Nilda, todos os dias às 6 da manhã, quando chegava para abrir o portão da escola: “Vai começar o enredo!”

MENDES 70 ANOS – PARTE I – OS PRIMEIROS TEMPOS (1949-1964)

MENDES 70 ANOS – PARTE II – DA RESISTÊNCIA AO COLEGIADO (1964-1989)

MENDES 70 ANOS – PARTE III – DO COLEGIADO À INTERVENÇÃO (1989-1993)

MENDES 70 ANOS – PARTE IV – A ERA RIVALDO (1993-2008)

MENDES 70 ANOS – PARTE V – OS ÚLTIMOS TEMPOS (2008-2019)

Deixe um comentário