BOLSONARO, O CRÍTICO CINEMATOGRÁFICO

democracia em vertigem 2

O grande cineasta e crítico cinematográfico Jair Bolsonaro, de renome internacional pelo seu conhecimento sobre a sétima arte já decretou, com a autoridade de sua competência sobre o assunto, que o filme “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário, não é documentário e sim “ficção”. Do alto de sua autoridade em relação ao cinema, Bolsonaro disse que o filme, além de ser “ficção”, é uma “porcaria” e ainda acrescentou, em sua abalizada e bem fundamentada crítica: “para quem gosta do que urubu come, é um bom filme.”

Mas Bolsonaro foi além. O seu conhecimento sobre cinema é tanto que ele nem precisou assistir ao filme para dar o seu respeitado parecer. Ele admitiu não ter visto o filme, mas ainda assim reiterou que o mesmo é uma “ficção, porcaria e bom para quem gosta do que urubu come.” Sua antevisão para expor sua crítica técnica e estética sobre filmes é impressionante! Ou seria “imprecionante”, como escreveu o seu ministro da Educação?

O filme foi indicado ao Oscar para concorrer à categoria de melhor documentário. Pensávamos, em nosso humilde conhecimento, que documentário fosse o oposto de ficção, ou seja, que um filme-documentário fosse a expressão da realidade. A Academia de Hollywood também. Mas depois da abalizada crítica de Bolsonaro, talvez a Academia de Hollywood até mude a categoria de “Democracia em Vertigem” e a coloque como ficção. Ou, quem sabe, já que o renomado crítico cinematográfico Jair Bolsonaro afirmou que o filme é uma “porcaria”, talvez a Academia até exclua o filme de concorrer ao Oscar. Nada como ter um Presidente que é cineasta e crítico cinematográfico. Aliás, as opiniões de Bolsonaro já estão balançando os alicerces da Academia de Hollywood e Bolsonaro poderá entrar para a história como o primeiro crítico cinematográfico que levou a Academia a mudar uma indicação ao Oscar! Aí eu concordo com o Weintraub, e já é imprecionante”, com “C” mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s