CLÁUDIO CASTRO: BOLSONARISTA MENTIROSO!

O governador bolsonarista do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mentiu descaradamente nas redes sociais e, pior, lamentavelmente grandes veículos da mídia corporativa compartilharam essa mentira. Declarou o governador bolsonarista no Twitter:

“Acabei de autorizar o pagamento do piso dos nossos educadores já na folha salarial de maio”.

Ocorre que a medida anunciada pelo governador bolsonarista só contempla uma parcela da categoria. A proposta de Cláudio Castro limita-se tão-somente a um reajuste de salário para os profissionais que estão abaixo do piso. Pela lei, o piso tem o valor de R$ 4.420,55. Uma parcela dos professores da ativa (cerca de 42%) e de inativos (cerca de 33%), recebem abaixo desse valor. Então, o que Cláudio Castro fez foi apenas reajustar os salários dos que recebem abaixo do piso para o valor definido na lei. Do modo como o governo estadual quer aplicar o piso, a maioria da categoria não seria contemplada. Isso porque, considerando-se os níveis e os triênios, que estão no Plano de Carreira da categoria, muitos profissionais recebem acima desse valor. Ocorre que o Plano de Carreira também é lei e é justamente essa conquista dos profissionais de Educação que Cláudio Castro quer detonar.

A tabela do piso, diferentemente da mentira expelida pelo governador, deve começar com o valor previsto na lei federal e, em seguida, aplicar os níveis e triênios, tal como a lei do Plano de Carreira estabelece.

Cláudio Castro está, sem dúvida nenhuma, brincando com os professores, achando que eles são imbecis. Ele também pretende confundir a opinião pública, em especial os alunos e pais de alunos e, nesse aspecto, os veículos da mídia corporativa, que são de grande alcance, serão fundamentais e demonstrarão quais as suas intenções: esclarecer a sociedade ou propagar a mentira do governador.

Hoje, em assembleia da categoria realizada no Clube Municipal, foi deliberado que a categoria entrará em greve a partir do dia 17 de maio, quarta-feira. É importante que a greve não seja deflagrada imediatamente para que, até o dia 17, tanto o sindicato que representa a categoria (SEPE), como também os profissionais, possam esclarecer alunos, pais e responsáveis sobre a mentira de Cláudio Castro. E também é fundamental que o SEPE divulgue, junto aos meios de comunicação, a verdade que Cláudio Castro quer esconder. Até porque, a lei do piso Nacional não revogou o Plano de Carreira dos profissionais de Educação. Muito simples: um direito não excluiu o outro.

Cláudio Castro demonstra o seu desprezo, desrespeito e deboche para com a Educação e seus profissionais e chega a mentir descaradamente. Criado na estufa fétida do bolsonarismo, Cláudio Castro já provou que é inimigo da Educação e seus profissionais. A greve será uma das respostas. As outras serão o apoio fundamental dos estudantes, responsáveis e da mídia. Aliás, o quarto poder, caso esteja do lado da Educação, basta propagar a verdade que Cláudio Castro, cinicamente, quer esconder da sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s