VIVA PAULO FREIRE E FORA BOLSONARO!

Imagem acima: Hoje o Google está homenageando o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

Hoje é o dia do centenário do “Patrono da Educação Brasileira”, o educador Paulo Freire. Paulo Freire é um dos alvos prediletos dos ataques de Jair Bolsonaro e seus seguidores e uma das maiores vítimas do ódio dos fascistas. Bolsonaro, além de odiar Paulo Freire, o chamou de “energúmeno”. Mas não é assim no exterior. O “Patrono da Educação Brasileira”, que é um dos maiores pedagogos do mundo, é o brasileiro que, em trabalhos relacionados à educação produzidos no exterior, tem o maior número de referências. Mas o ódio de Bolsonaro em relação ao Patrono da nossa educação é tão grande, que até a Justiça teve que proibir que o governo Bolsonaro viesse a atentar contra a dignidade de Paulo Freire hoje, quando são comemorados os 100 anos de seu nascimento. O prestígio de Paulo Freire é tão grande no mundo, que hoje o Patrono da Educação Brasileira está sendo homenageado até no Google, com sua imagem aparecendo no site de busca em todo planeta. Mas infelizmente Paulo Freire, vítima da hidrofobia recalcada do fascista que ocupa a Presidência da República, não terá hoje nenhuma homenagem oficial por parte do Governo Federal. Bolsonaro e seus seguidores preferem idolatrar um torturador e assassino chamado Brilhante Ustra.

Paulo Freire foi perseguido pela ditadura militar implantada com o golpe de 1964, e isso também reforça o ódio de Bolsonaro pelo educador brasileiro que é consagrado no exterior. Seu método de alfabetização, que contextualizava o aprendizado, conscientizando o alfabetizando, não agradava aos tiranos das casernas. O Plano Nacional de Alfabetização (PNA), idealizado por ele, foi banido pelos militares que tomaram o poder de assalto e até aqueles que trabalharam como alfabetizadores foram perseguidos.

É deprimente que o ódio, a inveja e o recalque de alguém que ocupa a Presidência da República chegue a um nível tão subterrâneo quando se refere a um brasileiro que deveria ser exaltado e motivo de orgulho da Pátria, especialmente no dia de seu centenário. São incontáveis o número de títulos de Doutor Honoris Causa ganhos por Paulo Freire concedidos por universidades de várias partes do Mundo. Em um levantamento inicial, contabilizei mais de 40. O ódio de Bolsonaro a Paulo Freire merece o repúdio de todos os brasileiros de bem. Enquanto Bolsonaro suja a imagem de nosso país e nos envergonha no exterior, com o festival de besteiras e barbaridades expelidos diariamente em doses industriais por ele e seus seguidores, Paulo Freire é motivo de orgulho para o Brasil, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores educadores do Mundo. E hoje, dia do seu centenário, não poderia ser diferente

Viva Paulo Freire! Fora Bolsonaro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s