FUX: “NINGUÉM FECHARÁ ESTA CORTE!”

Em resposta ao discurso antidemocrático e às ameaças golpistas de Jair Bolsonaro proferidas claramente em 7 de Setembro, o presidente do STF, Luiz Fux, mandou um recado claro a Bolsonaro: “Ninguém fechará essa Corte!” Na tarde de hoje, um dia após os atos golpistas convocados e comandados por Bolsonaro, onde as instituições democráticas, especialmente o STF, foram alvos de agressões e ameaças do fascista, Fux foi a única autoridade máxima de um poder que mandou na cara de Bolsonaro a resposta que ele merecia. Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados apoiado por Bolsonaro, fez um discurso frouxo e conciliador, excetuando-se apenas a menção ao fato de que as eleições de 2022 irão acontecer e com o voto eletrônico. Quanto a Augusto Aras, seu discurso foi sonambúlico. Aras citou Paulo Bonavides e sua fala mais parecia uma aula de Teoria Geral do Estado do primeiro período do curso de Direito. Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

Ontem Bolsonaro disse, no auge de sua fúria golpista, que Fux deveria “enquadrar” Alexandre de Moraes. Mas hoje, no discurso de Fux, Bolsonaro é que foi enquadrado. O presidente do STF falou que a Suprema Corte não se intimidará diante das ameaças golpistas vindas de Bolsonaro. Ontem, falando ao seu rebanho asinino, Bolsonaro disse que não cumpriria mais qualquer decisão judicial vinda do STF, o que claramente se constitui em crime de responsabilidade. Hoje, a resposta de Fux ao “falso Messias do patriotismo”:

“Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas, que não podemos tolerar em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na corte”.

Fux falou claramente que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade. E nem precisa ser jurista para concluir isso. E acrescentou que agora cabe ao Congresso tomar as providências. Partidos do campo do centro e até da direita já falam em impeachment. Mas Arthur Lira permanece sentado sobre as dezenas de pedidos. Cabe aos parlamentares e principalmente ao povo pressionar Lira para que se inicie o processo de remoção dessa ratazana fascista da Presidência da República.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s