PT VAI DE BALEIA

O PT decidiu ontem, por apertada margem de votos, apoiar Baleia Rossi, do MDB, para a presidência da Câmara dos Deputados. O partido, que alguns fascistas dizem que “acabou”, tem a maior bancada na Câmara: são 52 deputados federais. Mas a decisão do PT foi postergada porque há uma ala do partido que não admitia apoiar um grupo da direita que foi articulador e partícipe do golpe de 2016. Enquanto isso, outro setor do partido entende que o apoio a Baleia Rossi é importante para impor uma derrota a Bolsonaro. O grupo contrário ao apoio do partido a Baleia Rossi entendia que uma candidatura própria seria o melhor caminho. E o placar mostra claramente como o partido, apesar de tomar uma decisão, esteve dividido. Foram 27 votos a favor do apoio a Baleia Rossi contra 23 votos a favor de uma candidatura própria. Dois deputados se abstiveram.

“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. “Quem não entendeu isso não compreendeu a importância da unidade no campo popular, da democracia e da soberania”, acrescentou o deputado Paulo Pimenta.

O apoio do PT e demais partidos de esquerda a Baleia Rossi, no entanto, só ocorreu depois de Rossi ter assinado uma carta garantindo os seguintes compromissos: defesa da Constituição, proteção à democracia, independência do Legislativo, respeito à soberania do país e garantia do direito à vida.

A eleição para a presidência da Câmara mostra como é difícil uma unidade das esquerdas e, principalmente, uma “frente” contra Bolsonaro. Trata-se de um pequeno universo eleitoral, com apenas 513 participantes, onde os partidos de esquerda e centro-esquerda jamais se entenderam. O PSB e o PDT, por exemplo possuem deputados que votarão em Baleia Rossi e outros em Arthur Lira, do PP, o candidato de Bolsonaro. Já o PSOL defende uma candidatura única das esquerdas. Como o voto é secreto, já há que diga que as traições e a compra de votos em troca de cargos feita por Bolsonaro é que poderá decidir a eleição. Aguardemos fevereiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s