
Mais uma vez Jair Bolsonaro foi às redes sociais para propagar uma mentira deslavada. E, como de costume, os chineses são o alvo predileto. Dessa vez Bolsonaro afirmou no Twitter que os chineses querem dominar a pesca no litoral brasileiro. Mas a mensagem está um pouco confusa porque Bolsonaro, tal como seu ex-ministro destruidor da Educação, Abraham Weintraub, não conhece as regras gramaticais e tem dificuldade de escrever na língua pátria. Na pequena e mentirosa frase postada, Bolsonaro teve a “capacidade” de cometer três erros gramaticais grosseiros. Escreveu o sujeito:
“Chineses fazem proposta de pólo pesqueira para tomar conta de todo a pesca no litoral brasileiro”.
A informação, por si só, é mais uma mentira deslavada. Porém, além da mentira, seria bom esclarecer aos seguidores de Bolsonaro: “polo” é grafado sem acento; no lugar de “pesqueira”, o indivíduo deveria escrever “pesqueiro”, concordando com “polo”; e ao invés de “todo a pesca”, Bolsonaro deveria escrever “toda a pesca”.
Não sei se Weintraub já leu a postagem de Bolsonaro. Mas com certeza o ex-ministro destruidor da Educação faria o seguinte comentário: “é imprecionante!”.