SENADO IMPEDE ROUBO DO FUNDEB

Mais uma vitória da educação pública. Ontem o Senado impediu que recursos do Fundeb fossem saqueados e desviados para escolas privadas e para o “Sistema S”. Na quarta-feira passada, a Câmara dos Deputados, capitaneada pela bancada evangélica-bolsonarista, havia aprovado emendas que permitiam que recursos do Fundeb fossem desviados para escolas privadas “comunitárias”, “filantrópicas” e “religiosas”. Essa era uma pretensão de Bolsonaro e seus aliados na Câmara. O que a Câmara dos Deputados fez ao aprovar esse desvio foi um verdadeiro golpe na escola pública, visto que recursos públicos poderiam ir para escolas privadas. Estima-se que se esse golpe fosse mantido, a escola pública perderia cerca de 13 bilhões que iriam para entidades particulares.

A reação da sociedade foi gigantesca, bem como a pressão sobre os senadores, que acabaram rejeitando as emendas que golpeariam o Fundeb. Até o Ministério Público se colocou contra o golpe que Bolsonaro e seus aliados pretendiam dar nos recursos do Fundeb. Já o Ministro da Educação bolsonarista, que nenhum compromisso tem com a escola pública, nada fez.

Apesar da decisão do Senado, que manteve o texto original, o mesmo retornará à Câmara dos Deputados. Portanto, a guerra a inda não terminou, apesar da vitória do ensino público na batalha de ontem. As aves de rapina do Congresso voltarão a atacar. Fiquemos atentos e pressionemos para que esses calhordas tirem as patas do Fundeb. Dinheiro público é para educação pública!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s