IDH: BRASIL CAIU 5 POSIÇÕES EM 2019

A ONU divulgou o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) referente ao ano de 2019. O IDH mede o bem-estar de uma população, levando-se em conta os indicadores de saúde, escolaridade e renda. A cada ano a ONU divulga o IDH do ano anterior e, no caso do Brasil, houve uma queda de 5 posições em 2019, ou seja, durante o primeiro ano do governo Bolsonaro. É necessário esclarecer que, como os dados são de 2019, não há qualquer relação com a pandemia. Acrescente-se ainda que o IDH já vinha caindo desde o governo golpista de Temer, quando o Brasil voltou para o “mapa da fome”.

Em 2018 o Brasil estava na 79ª posição. Em, 2019 passou para a 84ª caindo, portanto, 5 posições. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano e quanto mais próximo de zero, menor. A pontuação do Brasil foi de 0,765. O primeiro ano do governo Bolsonaro foi o responsável pela perda de 5 posições do Brasil que, na América Latina, ficou atrás de Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Peru e Colômbia.

Há um dado, entretanto, que não pode deixar de ser mencionado. Segundo a ONU, a estagnação do Brasil na área da Educação durante o ano de 2019 foi foi a principal causa do resultado que levou o país a perder cinco posições e a ficar atrás de diversos vizinhos latino-americanos. A destruição da Educação promovida por Abraham Weintraub em 2019 foi então decisiva para os números que colocam o Brasil na 84ª posição mundial. O Brasil foi o segundo país do mundo que mais perdeu posições. Apenas Comores, um país pouco conhecido situado na África Orienta,l perdeu mais posições do que o Brasil.

Em 2021, quando a ONU publicar o IDH referente a 2020, os efeitos da pandemia já estarão presentes. Mas a pandemia foi um fenômeno mundial e evidentemente o aumento da desigualdade e a política genocida de Bolsonaro lamentavelmente deverão levar nosso país a nova queda. Lembrando que a política ágil e eficaz de vacinação contra a Covid é que irá novamente alavancar a economia, os empregos e o bem-estar das sociedades. E é nesse sentido que vários países já estão agindo. Já Bolsonaro nega a pandemia e nega a vacina. Mas, como era “só tirar o PT” que tudo melhorava, ficamos aguardando a melhora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s