DATAFOLHA: MARTHA EMPATA COM CRIVELLA E VENCE PAES

Foi divulgada ontem a segunda pesquisa Datafolha para intenção de votos à prefeitura do Rio de Janeiro, que registrou um crescimento da candidata do PDT, Martha Rocha, que agora aparece empatada numericamente (e não apenas tecnicamente) em segundo lugar com Crivella, do Republicanos, ambos com 13% das intenções. Eduardo Paes mantém a dianteira, agora com 28%, dois pontos a menos em relação à pesquisa anterior. A petista Benedita da Silva aparece em quarto lugar, com 10% das intenções de votos dos cariocas.

Abaixo, a lista completa do resultado, com todos os candidatos:

Paulo Messina (MDB), Suêd Haidar (PMB) tiveram menos de 1%, e Henrique Simonard (PCO) não foi citado.

Pela primeira vez o Datafolha fez uma simulação de segundo turno e a mesma mostra que Martha Rocha, que possui a menor rejeição entre todos os candidatos (apenas 7%), é a única que derrotaria Eduardo Paes. Nos três cenários de segundo turno simulados pelo Datafolha, Eduardo Paes venceria disparado Crivella por 52% X 22%. Também venceria Benedita da Silva por 48% X 30%. Mas seria derrotado por Martha Rocha por 45% X 41%.

O que chama atenção na pesquisa é a possiblidade real de Crivella nem chegar ao segundo turno. A rejeição ao pastor da Universal é gigantesca e chega a 58% (o mais rejeitado de todos).

Ao mesmo tempo que mostra a real possibilidade de Crivella não ir ao segundo turno e ser “limado” pelo eleitorado carioca logo na primeira fase, a pesquisa também mostra a real possibilidade de Martha Rocha ir ao segundo turno, o que significaria a vitória da candidata do PDT. Eduardo Paes já estava preocupado com o crescimento de Martha e um detalhe que a pesquisa não mostra deve ser levado em conta: o voto útil, vindo de eleitores da esquerda, pode garantir a ida de Martha ao segundo turno. Já ouvimos eleitores de Benedita, e até de Renata Souza, do PSOL, falarem em mudar o voto para Martha com o intuito de derrotar, ao mesmo tempo, dois candidatos da direita: Crivella e Paes. E a expectativa de Paes, que sempre foi a de enfrentar Crivella no segundo turno e atrair parte dos votos da esquerda contra o pastor, pode não se concretizar. Parece que a delegada já começa a tirar o sono de Dudu Paes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s