JUIZ ANULA TÍTULO DE DOUTOR DE LULA

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, em Alagoas, era até o momento um ilustre desconhecido no Brasil. Mas agora o nome dele já aprece em todas as mídias. Simplesmente porque esse magistrado de primeira instância acaba de anular o título de Doutor Honoris Causa que foi concedido em 2017 ao ex-Presidente Lula pela Universidade Estadual de Alagoas. Claro que, às custas do nome de Lula, o ilustre magistrado vai ficar conhecido. E até ganhar admiradores.

Uma candidata a vereadora em Maceió do PSDB, Maria Tavares Ferro, tinha feito o pedido de cassação do título, mas seu pleito havia sido negado em decisão liminar. Até o Ministério Público manifestou-se pelo arquivamento da ação da candidata tucana. Mas a decisão do doutor Carlos Bruno de Oliveira Ramos desconsiderou até mesmo o parecer do Ministério Público e o magistrado entendeu que, em nome da “moralidade administrativa”, o título deveria ser cassado e assim o fez.

Evidentemente que a decisão do juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos é uma afronta à autonomia universitária. Certamente, só o Conselho Universitário da instituição poderia tomar tal medida. Por se tratar de uma decisão de primeira instância, cabe recurso. Mas, além de ferir a autonomia da universidade, o que poderá estar por trás de medida tão mesquinha, flagrantemente ilegal (pois fere a autonomia universitária) e aparentemente política? Bem, o ilustre magistrado acaba de ficar conhecido às custas do Lula. Estaria ele lançando sua candidatura para a próxima vaga ao STF? Será que ele vai se converter, ou já se converteu, ao Evangelho?

Muito provavelmente, daqui a algumas semanas, o doutor juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos já terá seu nome esquecido pelas mídias e retornará ao anonimato do qual surgiu. Já Lula continuará internacionalmente conhecido. Que o doutor juiz não se esqueça de agradecer ao Lula por essa carona midiática que acaba de receber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s