EM DEBATE, BIDEN CITA DESTRUIÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

O Brasil, a floresta tropical do Brasil, está sendo demolida, está sendo destruída, mais carbono é absorvido naquela floresta tropical do que cada pedacinho de carbono que é emitido nos Estados Unidos. (Joe Biden, candidato a Presidente do EUA pelo Partido Democrata, no primeiro debate com Donald Trump).

Ontem o mundo inteiro assistiu ao primeiro debate entre Trump e Biden. E, quem diria, o Brasil foi citado na contenda entre o republicano e o democrata. Mas o Brasil não foi citado por aquele que Bolsonaro diz ser “seu amigo” para enaltecer o nosso país como bom exemplo de alguma coisa. Foi Joe Biden que citou o nosso país, alertando o mundo para aquilo que todos sabem. Disse Joe Biden:

“Está tudo desmoronando, estamos falando de alguém que não tem relação com política externa. O Brasil, a floresta tropical do Brasil, está sendo demolida, está sendo destruída, mais carbono é absorvido naquela floresta tropical do que cada pedacinho de carbono que é emitido nos Estados Unidos. Em vez de fazer algo a respeito… eu estaria me reunindo e garantindo que os países do mundo venham com US$ 20 bilhões e digam ‘aqui estão US$ 20 bilhões pare, pare de derrubar a floresta e se não fizer isso, você terá consequências econômicas significativas’.”

A fatídica proeza de ser citado como um contraexemplo ambiental no debate entre candidatos a presidente dos Estados Unidos é mais uma vergonha internacional à qual Bolsonaro expõe o Brasil. Nada a ver com ideologia. Países capitalistas defendem o desenvolvimento sustentável e Trump é um predador que destoa desse grupo.

A mensagem de Biden é clara e a fica nítido que a política de destruição ambiental de Bolsonaro, associada à sua subserviência a Donad Trump, poderá custar caro ao nosso país. Biden fala em “consequência econômicas significativas” em decorrência da destruição ambiental. Pode ser que, nesse caso, Bolsonaro seja obrigado a rever sua política de destruição ambiental. Ou seja derrubado por aqueles que vão sentir na pele (ou melhor, no bolso) essas consequências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s