PARANÁ PESQUISAS: EDUARDO PAES LIDERA

Pesquisa sobre a intenção de voto para prefeito do Rio de Janeiro feita pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada hoje mostra o candidato Eduardo Paes com ampla vantagem sobre seus adversários. Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos), Eduardo Paes aparece em primeiro lugar com 8,1% das intenções, seguido de Crivella, com 5,7%. Martha Rocha aparece em terceiro com 2,5% e Benedita da Silva em quarto com 1,5%. Abaixo, o resultado completo da pesquisa espontânea:

Fonte: paranapesquisas.com.br

Observe-se que na pesquisa espontânea o entrevistado pode mencionar livremente qualquer nome. Por isso o nome de Marcelo Freixo, do PSOL, aparece na lista, mesmo ele não sendo candidato (a candidata do PSOL é Renata Souza).

Já na pesquisa estimulada (aquela em que são previamente apresentados os nomes dos candidatos), Eduardo Paes aparece com uma larga vantagem, ocupando a primeira posição com 25,1% das intenções de voto, seguido de Crivella, com 13,6%. Em terceiro lugar aparece Martha Rocha, com 11,8% das intenções e em quarto lugar Benedita da Silva, com 7,3%. Abaixo, o resultado completo da pesquisa estimulada:

Fonte: paranapesquisas.com.br

A pesquisa utilizou a amostra de 910 eleitores do município do Rio de Janeiro e foi realizada entre os dias 20 e 24 de setembro e registrada no Conselho Nacional de Estatística e no TSE. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5%. Assim, considerando-se a margem de erro, Martha Rocha empata tecnicamente com Crivella.

O levantamento da Paraná Pesquisas foi publicado no momento em que Marcelo Crivella foi declarado pelo TRE, por unanimidade, inelegível até o ano de 2026. Como ainda cabe recurso ao TSE, Crivella poderá concorrer e fazer campanha. A inelegibilidade de Crivella foi motivada pelo uso da máquina pública municipal para fazer campanha eleitoral para seu próprio filho. Agora é aguardar os desdobramentos que a inelegibilidade de Crivella poderá trazer no tabuleiro eleitoral carioca e isso só poderá ser conhecido em uma próxima pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s