

Pesquisa realizada pelo PoderData, do site Poder 360 e publicada ontem, mostra que Lula é o único candidato que poder derrotar Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. De acordo com a pesquisa, Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 41% das intenções de voto em um eventual segundo turno.
No primeiro turno, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, seguido de Lula, com 21%. Os números da pesquisa mostram ainda Sérgio Moro em terceiro com 11% das intenções. Mandetta aprece em quarto lugar, com 5%, seguido de Doria com 4%. Ciro Gomes e Flávio Dino aparecem logo depois, ambos com 3% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 11% e 7% não sabem em quem votar.
A pesquisa mostra ainda que Bolsonaro vence todos os candidatos em segundo turno, com exceção de Lula, em que é registrado um empate em 41%. Em outros cenários de segundo turno, a pesquisa mostra que Bolsonaro venceria Haddad por 45% X 38%; Moro por 40% a 37%; Ciro por 48% a 33% e Doria por 45% a 32%. A pesquisa foi realizada entre 14 e 16 de setembro, com 2500 entrevistados em 459 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal.
Lula, por enquanto, permanece inelegível. Isso, até o julgamento, pelo STF, da parcialidade de Moro no julgamento que tirou o petista da disputa em 2018. Se o STF decidir pela parcialidade de Moro e o processo contra Lula for anulado, ele voltará a ser elegível. Toda pesquisa eleitoral reflete o momento e tudo pode mudar. Mas até aqui nenhum outro candidato de esquerda ou alguma chamada “terceira via” do centro foi capaz de mostrar robustez para enfrentar o bolsonarismo nas urnas.
Se essa tendência permanecer, mais uma vez a eleição estará nas mãos do Judiciário. E a decisão do Supremo poderá ser antecedida de ameaças golpistas, tuítes de generais e latidos fascistas pelo fechamento da Corte. Fiquemos atentos não só aos números, mas também ao comportamento da súcia fascista.