
Bolsonaro tem entre seus grandes inimigos a História e os historiadores. Justamente aqueles que pesquisam e produzem o conhecimento que será fundamental para o presente e o futuro. Claro que Bolsonaro não quer historiadores no Brasil. Agora, os historiadores impuseram uma grande derrota ao seu inimigo: a Câmara dos Deputados acaba de derrubar o veto de Bolsonaro ao Projeto de Lei que regulamenta a profissão de historiador. Trata-se do Projeto de Lei 368/2009, de autoria do senador Paulo Paim, do PT. O projeto, que sofreu alterações, foi aprovado pelo Senado no início do ano e remetido à Câmara, que o aprovou. Bolsonaro vetou. E agora a Câmara derrubou o veto.
O ódio de Bolsonaro contra os historiadores é tamanho que ele havia vetado integralmente o projeto. Porém nesta quarta-feira, 12 de agosto, a Câmara dos Deputados derrubou o veto. Com isso, apesar de Bolsonaro, historiador passará a ser profissão no Brasil.
Preservar a memória do nosso país, ir às fontes para buscar as verdades e escrever, com base documental, as experiências vividas por uma sociedade: eis algumas das funções do historiador, profissão que Bolsonaro não queria que existisse no Brasil.
A vitória foi dos historiadores e da memória brasileira. A derrota, de Bolsonaro e de seu “penduricalho fashion“, o Partido Novo, que apoiou o veto de Bolsonaro. E isso os historiadores de hoje já estão registrando. Parabéns aos historiadores! O Brasil precisa de vocês e não de Bolsonaro!
Muito bom esse artigo, Professor!
Uma importante vitória para nós, profissionais de História!
Aproveitar o gancho aqui, como vai ficar nosso Olaria pra temporada que se inicia, Mestre??? Seria muito legal um texto sobre esse nosso início nos gramados!
Abraços do seu agradecido pupilo!
CurtirCurtir