WEINTRAUB VAI PAGAR OS 50 MIL?

“A honra coletiva dos estudantes foi atacada, sem dó nem piedade, pelo ex-ministro. Para o mesmo, ofender as pessoas era coisa corriqueira.” (Trecho da sentença da juíza Sílvia Figueiredo Marques, que condenou a União pela fala de Weintraub atacando universidades federais).

Abraham Weintraub, o pior ministro da educação da história brasileira, se tiver (o que não acreditamos) um mínimo de caráter, deve pagar de seu próprio bolso a quantia de 50 mil reais à qual a União acaba de ser condenada em razão de sua fala criminosa, em novembro de 2019. Na ocasião, o então ministro bolsonarista da Educação afirmou que “as universidades federais têm plantações de maconha e seus laboratórios de química produzem drogas sintéticas.” A absurda fala foi uma agressão a professores, alunos, pesquisadores e às próprias instituições federais de ensino superior. Chamado para se explicar na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Weintraub ratificou suas absurdas e criminosas afirmações.

Então a UNE (União Nacional dos Estudantes), entrou com uma ação civil pública contra a União, que acaba de ser condenada a pagar uma indenização de 50 mil reais, pelo dano que a fala criminosa de Weintraub causou à coletividade dos estudantes. A sentença acaba de ser dada pela juíza Sílvia Figueiredo Marques, da 26a. Vara Cível Federal de São Paulo. A quantia à qual a União foi condenada por causa de Weintraub vai para o fundo de defesa de interesses difusos, de onde terá uma destinação.

Weintraub proferiu a fala criminosa e, em seguida, ainda assumiu o que falou diante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Agora, está na hora de assumir também o pagamento da indenização. Ou vai fugir dessa como fugiu do Brasil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s