DATAS DO ENEM NÃO CONTEMPLAM ESTUDANTES

O Ministério da Educação (sem ministro) divulgou hoje as novas datas do ENEM, que seriam em novembro. As provas foram marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (provas impressas). Já o ENEM digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Essas datas, no entanto, não contemplam o desejo dos estudantes que, em uma pesquisa feita pelo próprio Ministério da Educação e INEP, manifestaram a preferência pela prova no mês de maio de 2021. Na ocasião, quase 50% dos estudantes responderam preferir as provas em maio. A pesquisa, divulgada no dia 1º de julho, trouxe o seguinte resultado: 49,7% responderam preferir as provas em maio de 2021; 35,3% foram a favor de que os exames fossem realizados em janeiro de 2021 e 15% a favor das provas em dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

A data inicial do ENEM era novembro, que o ex-ministro Weintraub queira manter, prejudicando milhões de estudantes, especialmente do ensino público. Felizmente ele foi derrotado ainda antes de fugir para os EUA. Porém, se levarmos em conta que as aulas já estão suspensas há quatro meses, um adiamento de apenas dois meses ainda não seria o suficiente. A alegação para que a vontade dos estudantes não seja contemplada é o calendário letivo das universidades em 2021. Mas isso não seria problema se o país tivesse projeto para Educação e se tivesse ministro da Educação para liderar um debate com as universidades e com os próprios estudantes.

O retorno das aulas presenciais ainda não está definido. Tudo tem que depender do avanço (ou não) da pandemia e, nesse caso, sem um ministro da Saúde para trabalhar em conjunto com um ministro da Educação, que também não existe, os estudantes ficam à deriva e reféns de um governo incompetente, despreparado e sem qualquer compromisso com a educação e saúde públicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s