FHC, DESCARTES E A “FRENTE”

Afinal, para que existe uma “frente”? É para manter ou para derrubar uma situação? E o que significa ser “oposição”? Significa ser contra ou a favor de um governo? Fernando Henrique Cardoso, o cardeal-golpista tucano, omisso e covarde em 2018, foi entrevistado pela CNN. Disse ter anulado o voto em 2018, o que comprova sua omissão ante a ascensão fascista. Na mesma entrevista, FHC ainda afirmou que o objetivo de uma frente ampla não deve ser o de derrubar ninguém. Ora, se uma frente ampla não é para derrubar ninguém, então qual a razão de sua existência? Seria manter aquilo que ela declara ser contra?

Dizendo que temos que ter uma “paciência histórica” com Bolsonaro, FHC afirmou que “o objetivo político da frente não pode ser derrubar quem foi eleito.” Ou seja: para FHC a tal “frente ampla contra Bolsonaro” deve ser para manter Bolsonaro no poder. Ou, como disse o Lula: “eles querem apenas reeducar o Bolsonaro”. Começo a entender mais claramente o porquê da recusa de Lula e do PT em participar da tal frente. A frente é contra o Bolsonaro, porém, para que Bolsonaro continue. Ao menos, é o que pensa FHC.

Pelo que esses trastes tucanos fizeram em 2016, ao participarem do golpe e, ato contínuo, do governo criminoso do Temer, talvez eles sejam capazes até mesmo de fazerem parte do governo com o Bolsonaro, desde que o fascista já esteja “reeducado”.

Em seus argumentos para defender a manutenção de Bolsonaro no poder, FHC chegou até a invocar o filósofo Descartes, citando a frase mais conhecida do pensador francês: “Penso, logo existo.” Citar Descartes talvez não tenha sido uma escolha casual. O mesmo Descartes diz na abertura do Discurso do Método, sua mais célebre obra, que “o bom senso é a coisa mais bem dividida do mundo, porque todos se acham dele muito bem dotados.” Então, todos são dotados de “bom senso”, até mesmo o Bolsonaro. Logo, fica Bolsonaro. E tenhamos “paciência histórica” com o Bolsonaro. Interessante que, em 2016, ele não falou em “paciência histórica” e nem citou Descartes.

Depois dessa entrevista de FCH, muita gente deve começar a refletir e certamente irá concluir: “Penso, logo estou fora dessa frente.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s