CLOROQUINA E A SENTENÇA APÓCRIFA

Imaginem uma receita médica, de um medicamento que pode causar sérios efeitos colaterais, incluindo a morte. Agora imaginem essa mesma receita médica sem a assinatura de nenhum médico. E mais: a farmácia pode vender o tal medicamento mesmo com a receita sem qualquer assinatura, desde que o paciente assine um termo de responsabilidade. Caso ele morra, talvez alguém ainda diga: “E daí?”

Pois o protocolo editado ontem pelo Ministério da Saúde (que encontra-se sob intervenção militar) liberando o uso da cloroquina para pacientes com a Covid-19, mesmo em casos leves, é algo exatamente assim. O “médico”, “bioquímico” e “farmacêutico” Jair Bolsonaro já concluiu que a droga deve ser usada em qualquer caso do coronavírus, mesmo que seja leve. O Ministério da Saúde também. Porém, o “general-ministro-interventor da Saúde” não assina o protocolo. O “médico”, “bioquímico” e “farmacêutico” Jair Bolsonaro também não assina. Aliás, nenhum médico ou técnico do Ministério da Saúde (sob intervenção militar) assina o documento. E, mesmo assim, ele está valendo. Será?

Ou seja: eles liberam o medicamento, mas se resguardam de qualquer responsabilidade. É “chover no molhado” repetir o que quase todos os especialistas já disseram sobre a tal droga: não há qualquer comprovação científica de sua eficácia no tratamento da Covid-19 e os riscos de seu uso são altíssimos. Não foi à toa que Bolsonaro editou uma Medida Provisória que o isentará de culpa em casos de erros no combate à Covid-19.

No final das contas, ninguém seria mesmo responsável e o “irresponsável” seria o usuário. Afinal, o capitão não assinou. O general também não. A culpa, assim, será de quem “acreditou” mas não soube usar.

Abaixo, divulgamos a íntegra do protocolo apócrifo. São 14 páginas, mas ninguém assina o documento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s