DOCENTES DO MENDES DE MORAES MANDAM O RECADO: #ADIAENEM

Os professores do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, estão na luta pelo adiamento do ENEM e hoje mandaram, em uníssono, o recado: #ADIAENEM.

A manutenção da data do ENEM, conforme pretende o ministro fundamentalista e fascista da Educação, Abraham Weintraub, é mais uma agressão à educação e aos estudantes brasileiros, especialmente os da rede pública. Se o ENEM já é excludente, tendo em vista as abissais desigualdades sociais, com a manutenção das datas das provas essas desigualdades serão ainda mais acentuadas.

Só no Estado do Rio de Janeiro são cerca de 700 mil alunos que encontram-se em condições abruptamente desiguais em relação aos da rede privada. A grande maioria dos estudantes da rede pública não possui acesso à internet e, sem os recursos dos alunos da rede privada, ficarão em uma condição ainda maior de desigualdade, visto que a maior parte deles não têm como acessar o ensino à distância. O ENEM, caso tenha sua data mantida, será um exame ainda mais segregacionista. O adiamento das provas é apenas uma das medidas para mitigar essas diferenças em curto prazo. Porque, em nível estrutural, deve-se valorizar a rede pública, dotando-a de maiores investimentos, valorização de seus profissionais e acesso de todos os estudantes às condições de ensino. Enquanto isso, os professores do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes estão na luta e, neste 15 de maio, data do “#AdiaEnem”, mandam o seu recado: #ADIAENEM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s