OS CAMPEÕES DA DESINFORMAÇÃO

Eles são bolsonaristas. Eles são da base de apoio do governo Bolsonaro. Eles são do PSL. Esse é o perfil dos parlamentares que mais publicaram desinformações sobre a Covid-19 no Twitter. Uma interessante matéria, com todas as provas documentais, foi publicada hoje no “Radar” do site “Aos Fatos”. Assinada por Bruno Fávero e Marina Gama Cubas, a matéria traz os resultados de uma vasta pesquisa feita sobre o que os parlamentares (deputados federais e senadores) postaram no Twitter sobre o coronavírus, entre o período de 20 de fevereiro e 8 de abril. E indica aqueles que são os que mais publicaram desinformações. Ao todo, foram analisados 1500 tweets sendo que, desse total, 159 são postagens contendo desinformações sobre a doença. E quem são os campeões da desinformação?

O levantamento mostra que as 159 postagens com desinformações foram de autoria de 22 parlamentares. Desses, 19 são da base bolsonarista. E o campeão de todos é Osmar Terra, possível substituto de Mandetta no Ministério da Saúde, com 38 postagens contendo desinformações. O segundo lugar é Eduardo Bolsonaro. Depois vem Bia Kicis. Todos bolsonaristas. Pior: essas postagens com desinformações tiveram milhares de interações e, por isso, viralizaram e se espalharam como ervas daninhas, devastando a ciência e a verdade.

A matéria não traz grandes novidades, pois os que mais postaram desinformações já são conhecidos por serem reincidentes em “fake news”. Mas mostra como a mentira e a desinformação é um expediente sistêmico entre os fascistas. Aliás, não se pode combater o coronavírus sem se combater o fascismo bolsonarista. A mentira e a desinformação são as grandes aliadas do vírus. E os agentes da desinformação, a serviço do bolsonarismo e da destruição da saúde pública, entrarão para a história como os fomentadores da prática genocida. Deveriam ser interpelados, processados, presos. Eles representam o obscurantismo que ameaça a saúde e a vida dos brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s