SERIA O EXÉRCITO “COMUNISTA”?

Para os bolsonaristas, todos aqueles que criticam ou se colocam contra alguma medida de Bolsonaro são, invariavelmente, rotulados de “comunistas”. Do MBL ao PSDB; de Doria a FHC; da “Folha São Paulo” ao “Merval Pereira” todos já foram, em algum momento, chamados de “comunistas” pelos fundamentalistas do bolsonarismo. E em tempos da pandemia do coronavírus, a coisa não vem sendo diferente. Bolsonaro está contra a ciência, a OMS, os pesquisadores, governadores, prefeitos e todos os governos do Mundo. Dentro da teoria da conspiração bolsonarista, todos são “inimigos” e planejam derrubar um “mito” que não teve testículos nem para demitir o seu ministro da Saúde, contra quem ele também é contra mas teve que engolir a mando do general Braga Netto, o Presidente de fato do Brasil. Tudo por causa do isolamento horizontal, que vem sendo adotado no país. Para os bolsonaristas, no entanto, o isolamento horizontal “é coisa de comunista para derrubar o mito”. Isso, aliado à teoria de que “a China criou o vírus para dominar o Mundo.”

Pois bem, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército acaba de divulgar um documento em que defende o isolamento horizontal como melhor estratégia de combate ao coronavírus. Diz o documento :

“Embora ainda seja cedo para uma avaliação mais conclusiva, observa-se que a adoção precoce de estratégia de isolamento horizontal tem apresentado resultados parciais mais efetivos no achatamento da curva dos infectados.”

Bem, não precisa desenhar para percebermos a posição do Centro de Estudos Estratégicos do Exército em relação ao isolamento horizontal. O Exército está do mesmo lado da OMS, dos cientistas, dos pesquisadores, dos governadores, dos prefeitos e do Ministério da Saúde. O documento, apesar de reconhecer o impacto econômico do isolamento horizontal, acrescenta que é a medida mais eficiente para atender as demandas de emergência de saúde pública.

Mas a posição do Exército contraria Bolsonaro. Certamente o general Braga Netto, ao impedir a demissão do Mandetta, já conhecia o teor do documento. Resta então perguntar aos bolsonaristas: o Exército Brasileiro, instituição da qual Bolsonaro saiu pela porta dos fundos, seria também “comunista”? Falem aí robôs…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s