
“Não é um movimento contra nada.” (Jair Bolsonaro, em “live”, participando da manifestação a favor dele próprio, em 15 de março de 2020).
Não, Bozo! É um movimento contra toda a democracia. É um movimento golpista para que você governe como ditador e o Congresso e o STF sejam fechados. É um movimento contra a democracia, visto que defende a volta do AI-5, um dos maiores instrumentos opressores da ditadura militar que, aliás, você, seu filho e seu ministro da Economia já pediram o retorno. Foi deprimente para a democracia a cena, registrada em vídeo, em que Bolsonaro é “aclamado” na rampa do Palácio do Planalto aos gritos de “AI-5!, AI-5!, AI-5!” pelos seus seguidores fascistas e ele ainda acenando para os hidrófobos da extrema-direita.
Coletamos algumas declarações de participantes dos atos golpistas de hoje, que estão em vídeos publicados em vários sites. Vejam o que alguns bolsonaristas participantes das manifestações golpistas disseram:
“As eleições foram fraudadas e isso pode ser provado matematicamente. A Rosa Weber tem que se explicar ou ser presa.”
“Sou a favou de fechar o Congresso dentro da lei.”
“O objetivo da manifestação é derrubar a política.”
“Sou a favor do AI-5 pro Bolsonaro governar sozinho. Depois entra o STF.”
As manifestações, embora esvaziadas, foram extremamente radicais, de puro fascismo. Pior: com o apoio presencial do Presidente da República. A democracia brasileira e as conquistas delas advindas estão correndo sério risco.
Abaixo, o vídeo em que fascistas aclamam Bolsonaro na rampa do Planalto aos gritos de “AI-5!”. Preparem o estômago: