ALIANÇA LONGE DAS URNAS

O Aliança pelo Brasil, a legenda fascista que Bolsonaro e seus seguidores pretendem fundar, sofreu no dia de ontem um grande revés no Supremo Tribunal Federal, que decidiu manter a regra que permite que apenas pessoas não filiadas a partido político assinem a ficha de apoio à formação de um novo partido. Bolsonaro alugou um partido para eleger-se Presidente, aproveitando-se da crise de representatividade e descrédito nos partidos e políticos e da histeria antipetista. Depois, brigou com o próprio partido que o elegeu e agora quer fundar sua própria legenda.

Mas se ganhar uma eleição berrando contra o PT, contra o “comunismo”, contra os imaginários “kits gays” e “mamadeiras de piroca” e se apropriando de Deus e dos símbolos nacionais foi fácil, fundar um partido “são outros quinhentos”. Até porque Bolsonaro jamais foi uma pessoa de partido. E ele sabe que, se 57 milhões que votaram nele “odiavam o PT“, isso não significa que eles o amassem. Sinal disso está sendo a dificuldade de conseguir as assinaturas (cerca de 500 mil) para a criação de seu partido. Até o final de fevereiro, apenas irrisórias 2900 assinaturas haviam sido certificadas pelo TSE, o que corresponde a pouco mais de 0,5% do número exigido. O próprio Bolsonaro já admitiu que o partido não participará das eleições de 2020 “para se estruturar para 2022”. Mentira! O partido não vai participar porque ele sabe que não terá condições legais, por não haver alcançado o número de assinaturas exigido por lei.

E agora mais um grande obstáculo foi imposto ao partido fascista que ainda encontra-se apenas no papel. O STF acaba de votar pela manutenção, por 10 votos contra 1, da regra que não permite que pessoas filiadas assinem fichas de apoio a novos partidos. Continuarão sendo aceitas apenas assinaturas de pessoas não filiadas. Essa regra dificulta ainda mais a criação do Aliança pelo Brasil e coloca mais distante a a efetivação de uma legenda fascista no Brasil.

Apenas a título de curiosidade, o único voto favorável à permissão de pessoas filiadas assinarem as fichas de apoio, o que facilitaria a criação do partido bolsonarista, foi de… Dias Toffoli! E agora? Vão pedir o fechamento do Supremo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s