Foto acima: a Praça Belmonte unida, jamais será vencida! Foto: Mídia do blog pedropaulorasgaamidia.com.
“De geração em geração
Estão aqui prá você ver
a nascente da folia
Vai contagiar você.” (Trecho do samba composto por Chiquinho Neves, que já foi “Bocão” e “Parafuso”, para o Bloco Carnavalesco “Rola Cachaça”, da Praça Belmonte , em Olaria).
Foi no antigo e saudoso “Café e Bar Oleiros”, na esquina da Rua Delfim Carlos com a Praça Belmonte, em Olaria, que hoje aconteceu mais um encontro dos amigos da Praça Belmonte. Saindo dos nichos de grupos do WhatsApp e do Facebook, que dividem as pessoas, os “amigos das antigas” mais uma vez mantiveram a tradição de reencontrarem-se no segundo sábado de janeiro. O “Café e Bar Oleiros”, que era, em tempos idos, mais conhecido como “Bar do Seu Zé”, foi o palco de mais um encontro de amigos que passaram a infância, juventude e boa parte da vida adulta juntos, na sempre imponente Praça Belmonte. Ali, o bar já não é mais o “Oleiros”, mas ainda é bar. A praça já não é mais um campo de areia, mas uma quadra cercada por bancos e jardins. E o coreto, bem acima do rio Nunes, que corta a praça, permanece imponente. E, nesse cenário, saindo do zap, hoje os amigos mais uma vez se reencontraram.
Foto acima: Grandes expoentes da história da Praça Belmonte no encontro de 11 de janeiro de 2020, vendo-se Ney, Wiltinho, Wilsinho, Ginho, Oswaldo, Ronaldo, Doutor Fernando e Dija. Foto: Pedro Paulo Vital.
Mas “Oleiros” não entrou para a história apenas por ser o “Bar do seu Zé”. Como toda família ou irmandade, a Praça Belmonte viveu um momento de cisão, em que os sempre amigos dividiram-se em “Oleiros” e “Tranquilidade”. Futebol e samba unia a todos mas, certa vez, um desentendimento levou a Praça Belmonte a ter dois times. E no “clássico” que refletiu uma rivalidade passageira o “Oleiros” venceu o “Tranquilidade” pelo magro placar de 1 a 0. Vitória apertada pois, segundo todos os testemunhos, o time do “Oleiros” era muito melhor. Felizmente, essa foi a única contenda, pois logo todos estariam em um mesmo lado, especialmente no “Bloco Rola Cachaça”, que também foi o time de futebol que unificou os belmontinos de Olaria.
Foto acima: Ginho, Serginho, Luizinho, doutor Fernando, Wiltinho, Teteu e Adriano. Foto: Pedro Paulo Vital.
Hoje, lá estiveram figuras que fizeram essa história: Dr. Fernando, Wilsinho, Wiltinho, Gerson, Dija, Ney, Beto Tru, Janinho, Adriano, Vitor, Cazuza, Chiquinho, Coró, Luiz Pim Pim, Celso, Ginho, Ronaldo, Pedrinho, Rato, Wellington, Marcelo, Mongol, Tomas, Maninho, Betinho do Som, Oswaldo, Luiz Cabeça, Luizinho, Regina, Paulo Boi, Esquerdinha, Sérgio Prego, Serginho, Cláudio, Careca, Jorginho, Anderson Jacaré, Zé Maluco, Índio, Mosca, Teteu, Zém Ferreira e Jorge Macumba. Alguns não puderam comparecer. Outros, que já partiram e estão em outro plano, de onde estiverem também participaram e o sol escaldante de hoje não foi, portanto, a única luz.
A liturgia não mudou: cerveja, churrasco, reencontro de amigos e um grande bate-papo entre os parceiros de sempre e para sempre. Claro, agradecer a todos, mas vale uma menção honrosa ao Beto Tru (administrador da festa), doutor Fernando (a “ONU” da Belmonte), Adriano (o churrasqueiro quase que perpétuo), Betinho do Som, Cazuza e Ginho. Graças a eles, o reencontro dos amigos no dia de hoje foi organizado, prazeroso e emocionante. Quem foi que disse que amigos hoje são só virtuais? A Praça Belmonte, com seus amigos eternos, sempre mostrará que nunca foi, não é e jamais será assim, não apenas no segundo sábado de janeiro, mas em todos os dias de todos os anos.
A seguir, mais algumas imagens desse histórico encontro:
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Mídia do blog pedropaulorasgaamidia.com.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Foto: Pedro Paulo Vital.
Parabéns pelo texto,sempre forte e direto no coração de cada um que tem sua história marcada na Praça Belmonte.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia a todos !!!!
Parabéns pelo apoteótico momento , infelizmente não pude comparecer , responsabilidades vesperais me tomaram meu tempo .
Fico feliz em ver tantos amigos e que todos estão bem , insaciável vontade de abraçá-los , fiquem com Deus !!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Roberto, um grande abraço para você. Obrigado pela sua visita. Nos vemos no Ciganas Feiticeiras.
CurtirCurtir
Parabéns Pedro Paulo pelo belo registro, texto e fotos, do encontro dos amigos da Belmonte. A narrativa do texto exalta a fraternidade do grupo, que não deve ser quebrada pelo uso de algumas bandeiras. Abraços meu brilhante redator.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nasci e me criei na Praça Belmonte. Ela é o pessoal da época em que lá vivi, consistem – notadamente a grande pessoa do Dr. Fernando – na referência da minha existência. A “Praça Belmonte” é a minha gloriosa nação! Com a ajuda do Criador, certamente comunidades como essa serão as bases, de onde a nação brasileira irá varrer para o lixo da história, toda imundície que hoje vem destruindo a nação. Espero poder participar da próxima reunião. Forte abraço para todos.
CurtirCurtir
Muito bom rever os amigos de infância, quero ver quem vai lembrar deste velho amigo de todos, meu nome era pra estar nesta festa. Fernando Skol, gin, teteu, Luizinho, faltou o garnize, zanone, zem, Algusto portuga, Tiza, Bel, Binba, Chico já falecido, nossa querida Tia Maria, Betinho tru, Ricardinho, Wiltinho, Jorginho pilu, Dema, bocão, Miltinho, Chiquinho irmão da Mara, Toninho, Pedro Paulo, ZeCarlos filho do seu Ze, Dinha, Genilza, Bacamarte, Dida. Quem sou eu?
CurtirCurtir
Você é o Tiza! Faltou você.
CurtirCurtir