AS LOUCURAS DO RIO

praça tiradentes 2

Hoje meu amigo, ex-aluno e atual colega no magistério, Juberto Santos, replicou no Facebook uma matéria do jornal “O Dia”, que fala de uma tal “confusão dos diabos”. O foco da matéria é a Praça Tiradentes, famoso e histórico logradouro do Rio de Janeiro, local da execução do “mártir da Independência”. Isso porque, bem no meio da Praça Tiradentes encontra-se uma estátua de…D. Pedro I, cuja avó, a rainha D.Maria I, ordenou a morte do próprio Tiradentes! Que loucura!

Mas a Praça Tiradentes é apenas um dos muitos lugares do Rio de Janeiro em que os nomes nada têm a ver com eles. Por exemplo: alguém poderia entender que o Teatro “Municipal” não é “Municipal”, simplesmente porque é “Estadual”?

E o que dizer de um bairro do Rio marcado pela violência e tráfico de drogas, que disputa espaço com as milícias? Esse bairro é chamado de “Cidade de Deus”… Já uma praia famosa, bonita e que se destaca pela bela paisagem e um lindo por-do-sol é chamada de… “Praia do Diabo”.

Em Bangu, um dos bairros mais quentes do Rio, existe uma rua chamada “Sibéria”. Imaginem o cara, derretendo em um calor de mais de 40 graus, dizer que está na Sibéria?

E a Ilha do Governador do meu amigo Juberto? No final da Praia do Bananal, existe um famoso monumento chamado “Pedra da Onça”, mas que meu próprio amigo Juberto já iniciou uma campanha para alertar que, na verdade, a “onça” que ali está trata-se do “gato maracajá”, símbolo insulano. A onça entrou de “penetra” naquela pedra.

Na entrada do estádio do Maracanã existe uma estátua que é chamada de “Estátua do Belini”. Mas na verdade o nome da estátua é “Estátua do Jogador”. A denominação “Belini” foi dada após a conquista pelo Brasil da Copa de 1958, em que Belini foi o capitão e levantou a taça. E assim ficou, para sempre, o nome “Belini”.

E o que dizer de Ipanema, um nobilíssimo bairro do Rio, com uma linda praia? Sabiam que “Ipanema” significa “lago fedorento”, “água imprestável”, “água turva”, “água ruim”? Já pensou o cara dizer que mora no “lago fedorento”, que na verdade é um dos mais nobres bairros da cidade?

Esses são só alguns exemplos de uma cidade ainda chamada de “maravilhosa”. Será?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s