ENERGÚMENO É VOCÊ!

paulo freire

“Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda.” (Jair Bolsonaro ofendendo Paulo Freire, ao afirmar que não renovará o contrato com a empresa responsável por gerir a TV Escola).

“Bolsonaro é um homem sem nenhum pudor, sem nenhum caráter, sem nenhuma autocensura.” (Ana Maria Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, respondendo às ofensas de Jair Bolsonaro).

Paulo Freire, o “Patrono da Educação Brasileira”, foi chamado de “energúmeno” por Jair Bolsonaro, em mais um vômito hidrófobo e recalcado do fascista que ocupa a Presidência da República. Um dos maiores pedagogos do mundo, Paulo Freire é o brasileiro que, em trabalhos relacionados à educação produzidos no exterior, tem o maior número de referências. É absurda, inaceitável e nauseante mais essa ofensa de Bolsonaro a Paulo Freire. A ofensa de Bolsonaro ao “Patrono da Educação Brasileira” foi feita como justificativa para o fim do contrato com a associação responsável por gerir a TV Escola, que Bolsonaro disse ser “dinheiro jogado fora.” A viúva de Paulo Freire, a educadora Ana Maria Freire, já deu a resposta que Bolsonaro merece, chamando-o de ” sem pudor e sem caráter”.

Se Bolsonaro quer mudar a linha da TV Escola, como parece que vai fazer, isso não lhe dá o direito de assacar contra o educador que é o Patrono da nossa Educação e que é internacionalmente consagrado, independentemente de sua linha ideológica. Talvez a consagração internacional de Paulo Freire é que traga tanto incômodo a Bolsonaro e seus hidrófobos seguidores.

Paulo Freire foi perseguido pela ditadura militar implantada com o golpe de 1964, e isso também reforça o ódio de Bolsonaro pelo educador brasileiro que é consagrado no exterior. Seu método de alfabetização, que contextualizava o aprendizado, conscientizando o alfabetizando, não agradava aos tiranos das casernas. O Plano Nacional de Alfabetização (PNA), idealizado por ele, foi banido pelos militares que tomaram o poder de assalto e até aqueles que trabalharam como alfabetizadores foram perseguidos.

É deprimente que o ódio, a inveja e o recalque de alguém que ocupa a Presidência da República chegue a um nível tão subterrâneo quando se refere a um brasileiro que deveria ser exaltado e motivo de orgulho da Pátria que esse pulha e seus séquitos dizem tanto amar. São incontáveis o número de títulos de Doutor Honoris Causa ganhos por Paulo Freire concedidos por universidades de várias partes do Mundo. Em um levantamento inicial, contabilizei mais de 40. A ofensa de Bolsonaro a Paulo Freire merece o repúdio de todos os brasileiros de bem. Enquanto Bolsonaro suja a imagem de nosso país e nos envergonha no exterior, com o festival de besteiras e barbaridades expelidos diariamente em doses industriais por ele e seus seguidores, Paulo Freire é motivo de orgulho para o Brasil, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores educadores do Mundo.

Viva Paulo Freire! Energúmeno é você, Jair Bolsonaro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s