RESPONDENDO A XICO SÁ

OLARIA CAMPEÃO TAÇA DE BRONZE

“O Emelec é o Olaria da América Latina.” (Xico Sá, jornalista do Sportv, em 26 de julho de 2019).

Falar de clubes de futebol é falar de sentimentos e de paixões, na maioria das vezes inexplicáveis, mas que merecem todo respeito. As chamadas zoações são bem-vindas, quando originadas de torcedores rivais. Isso faz parte do futebol. Porém, quando profissionais da imprensa usam o nome de um clube, na tentativa de querer ridicularizá-lo, especialmente comparando-o a um clube de maior poderio financeiro, político e midiático, então esse suposto profissional excedeu todos os limites, tanto da ética enquanto profissional, como do respeito.

O senhor Francisco Reginaldo de Sá Medeiros, mais conhecido como Xico Sá, do Sportv, disse hoje, comentando sobre o jogo do Flamengo contra o Emelec do Equador, que ocorrerá na próxima quarta-feira, que “o Emelec é o Olaria da América Latina.”  Em tom jocoso e desrespeitoso, o jornalista global, ao afirmar que o Emelec é o Olaria, quis dizer que o jogo será fácil e, por isso, “dá para o Flamengo ganhar até com nove jogadores”. Se bem que, lá no Equador, o Flamengo não ganhou nem mesmo com o Emelec atuando com menos um atleta.

Queremos, na condição de olariense, repelir a pilhéria do senhor Xico Sá em relação ao Olaria Atlético Clube, um dos poucos clubes de futebol do Brasil que já ultrapassou o centenário. O Olaria, com todas as dificuldades, sem mecenas e tendo, em relação a ele grande parte da mídia se comportando do modo como o senhor Xico Sá, soube superar muitas adversidades, conquistou um título brasileiro, lançou grandes craques como Romário, foi o primeiro clube a dar uma volta ao mundo, tem seu estádio próprio, quadro social e é uma referência para a região da Leopoldina, zona norte do Rio de Janeiro. Muitos dos craques revelados pelo Olaria acabariam brilhando no próprio Flamengo, clube que o senhor Xico Sá disse que ganha “jogando até com nove” contra o “Olaria da América Latina”. Além de Romário, só para citar alguns, Esquerdinha, Murilo, Nélson, Chiquinho e Jorginho brilharam no Flamengo após terem sido revelados pelo Olaria.

O senhor Xico Sá poderia comparar o Emelec ao Olaria dizendo, por exemplo, que ambos são azul e branco. Ou ainda que realizaram façanhas inesperadas. Assim como o Emelec vem surpreendendo, o Olaria também surpreendeu os chamados grandes em 1933, 1950, 1962, 1971, 1973, 1974, 2011… Os remendos do senhor Xico Sá não colaram e  a pilhéria do referido jornalista será levada aos órgãos competentes do clube para que seja feita uma nota oficial de repúdio.

Lamentamos ainda que, apesar de Marcelo Barreto, jornalista que sempre foi respeitoso e, até aqui, jamais usou da pilhéria contra os clubes de menor investimento e sem apoio midiático, não tenha interferido para tentar amenizar o desrespeito de seu colega que, doravante, só merece o repúdio dos verdadeiros olarienses.

 

 

2 comentários sobre “RESPONDENDO A XICO SÁ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s