FHC, O EUFEMISTA

moro fhc“É pecado venial, não é mortal. Eu acho que o Sergio Moro, enquanto juiz, era natural que conversasse com um ou com outro. Não podemos supor que as pessoas viviam num laboratório abstrato. As pessoas têm relações e podem até, nas conversas pessoais, exagerar, e isso não ser apropriado diante daquilo que se olha na sociedade.” (Fernando Henrique Cardoso, sobre os diálogos criminosos de Moro com procuradores da Lava Jato, em entrevista à jornalista Giuliana Miranda, da Folha de São Paulo). 

Mais uma vez o cardeal tucano Fernando Henrique Cardoso vem a público manifestar-se, com eufemismos, sobre uma evidência. Mas ele não quer se indispor com seus protetores da Justiça. Mais de dois anos depois do golpe de 2016, que tirou Dilma do poder, FHC, em um artigo publicado em O Globo no dia dia 3 de junho de 2018, já falava que no processo do impeachment da Dilma tinham havido “arranhões constitucionais”, evidentemente um eufemismo por ele criado para “golpe”.

Agora, diante do escândalo da Vaza Jato, FHC não esperou tanto tempo para emitir outro eufemismo. Ele sabe que Moro foi parcial e político. Ele sabe que Moro rasgou a Constituição, o Código de Processo Penal e o Código de Ética da Magistratura. Ele sabe que Moro submeteu o Ministério Público. Ele sabe, enfim, que Moro foi criminoso. Porém, querendo minimizar e até desqualificar a gravidade das revelações que incriminam Moro e sua camarilha do Ministério Público, mas ao mesmo tempo não podendo negar as evidências, FHC diz que o que Moro incorreu em “pecado venial” e não em “pecado mortal”.

O novo eufemismo de FHC em relação às práticas ilícitas de Moro, com certeza não deixa de ser uma reciprocidade. Entendemos essa reciprocidade. Até porque, se Moro não quis melindrar FHC, agora vem a gentileza recíproca em forma de eufemismo: “é pecado venial.” Ou alguém acha que, agora, FHC iria querer melindrar aquele que não deixou melindrá-lo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s