ATÉ O MERCADO ESTÁ SEM SACO

pesquisa xp bolsonaroNem o “Posto Ipiranga”, a “tchutchuca” dos banqueiros e do mercado financeiro, está conseguindo fazer com que a aprovação de Bolsonaro no próprio mercado financeiro volte a subir. Pesquisa da XP Investimentos divulgada na segunda-feira, 8 de abril, mostra que a aprovação do governo Bolsonaro entre os agentes financeiros caiu 58 pontos percentuais. Quando tomou posse, em janeiro, a expectativa do mercado financeiro em torno do governo Bolsonaro era muito boa e a aprovação era de 86%. A reforma da previdência, com a criação da capitalização que engordaria os já abarrotados cofres dos bancos privados e a “carteira verde e amarela”, que retira direitos dos trabalhadores, além da  privatização de tudo o que se possa imaginar, faziam com que o mercado financeiro aceitasse o fardo de aturar um despreparado para a Presidência da República como Bolsonaro. Em fevereiro essa aprovação já caia para 70%. E na última pesquisa, no início de abril, a aprovação do mercado financeiro ao governo Bolsonaro já despencou para 28%, o que mostra uma queda absurda de 58% em relação ao mês de janeiro. No mesmo período, os agentes do mercado financeiro que consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo subiu de 1% para inacreditáveis 24%.

Estamos falando do setor da economia que apoiou a candidatura Bolsonaro e que tem, além do grande representante do banqueiros, o ministro da Economia Paulo Guedes, o apoio de outro grande representante do mercado, o Presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Recentemente uma pesquisa do Datafolha mostrou que o índice de aprovação do governo Bolsonaro junto à população brasileira vem caindo. Houve quem dissesse que o Datafolha é um instituto de pesquisa de “oposição”, por ser ligado à “Folha de São Paulo”. Mas, e a XP Investimentos? É de oposição? É comunista? Ou é ligada ao Foro de São Paulo? Não. A XP Investimentos é uma corretora que vem se assustando com a queda da bolsa e a subida do dólar. Que apoiou Bolsonaro e tem Paulo Guedes como representante de seus interesses. A incompetência, a falta de habilidade e o absenteísmo do Presidente certamente pesaram nessa queda de confiança. Enquanto as ações caíam, o Presidente falava que “nazismo é de esquerda”. Enquanto o dólar subia, o Presidente falava que “não nasceu para ser Presidente”.  Enquanto as negociações no Congresso não evoluíam, o Presidente e seu filho disparavam asneiras pelo twitter. E agora, em pleno mês de abril, Bolsonaro já fala em horário de verão. Não precisa ser do mercado para saber que até o mercado ficou de “saco cheio” muito cedo. E o “sacômetro” do mercado, pelo visto, está em vias de estourar…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s