MILITARES E O RASPUTIN DO BOLSONARO

rasputin“Aquele bando de milico que o cerca é tudo um bando de cagão.” (Olavo de Carvalho, o “Rasputin do Bolsonaro”, referindo-se aos militares do governo).

“Eu nunca me interessei pelas ideias desse senhor, Olavo de Carvalho. Por suas últimas colocações na mídia, com linguajar chulo, com palavrões, inconsequente, o desequilíbrio fica evidente.” (General Carlos Alberto dos Santos Cruz, Ministro da Secretaria de Governo, em resposta ao “Rasputin do Bolsonaro”).

Olavo de Carvalho, o astrólogo-guru de Richmond pode, sem dúvida alguma, receber o título de “Rasputin do Bolsonaro”. A “láurea” é uma alusão à figura mística de Rasputin, que encantou a família do czar nos derradeiros e agonizantes anos da monarquia russa. Rasputin era um misto de curandeiro, monge, um homem considerado sagrado pela família real russa. Ele era um místico que caiu nas graças da  czarina Alexandra por ter usado seus supostos poderes mágicos em favor da cura da hemofilia que o príncipe Alexei sofria. Tornou-se a pessoa mais influente do governo do czar Nicolau II, sempre usando métodos pouco ortodoxos. Rasputin fazia previsões “apocalípticas”, assim como faz Olavo de Carvalho. Parece que a influência de Olavo de Carvalho começa a afastar até os bolsonaristas do próprio Bolsonaro, do mesmo modo que o místico russo fez com a nobreza que apoiava o cazar.  Rasputin acabou sendo odiado pela própria nobreza, que o assassinou.

O “Rasputin de Richmond” que, segundo Paulo Guedes, é o “líder da revolução” tem sido mais do que o guru do clã Bolsonaro. Ele também nomeia ministros. Suas ideias norteiam a política externa brasileira e é capaz de lançar ofensas a qualquer um, sempre com um vocabulário rasteiro e com argumentos mais agressivos do que convincentes. Ele encanta a família Bolsonaro e, na viagem de submissão aos Estados Unidos, teve um espaço especial na agenda de compromissos. Já esculachou ministros, inclusive o Sérgio Moro. Já esculachou deputados do PSL que foram à China. Anti-globalista e fundamentalista, o “Rasputin do Bolsonaro” não admite qualquer aproximação do Brasil com a China. E há algum tempo o “Rasputin de Richmond” vem lançando pedras contra o Vice-Presidente Hamílton Mourão. Recentemente afirmou que o general  “é uma voz dissonante no governo” e, ao que tudo indica, o núcleo militar do governo já está ficando de saco cheio do encantador da família Bolsonaro.

Agora foi a vez do general Carlos Alberto Santos Cruz, Ministro da Secretaria de Governo, reagir aos assaques do “Rasputin do Bolsonaro” ao general Mourão. O general Santos Cruz criticou o linguajar chulo do astrólogo, que chegou a chamar os militares de “cagões”. O general afirmou “nunca ter se interessado pelas ideias desse senhor” e ainda chamou Olavo de Carvalho de desequilibrado. Em seus ataques de fúria, o “Rasputin do Bolsonaro” chegou até mesmo a chamar o general Mourão de “idiota”.

Os pilares que sustentam o governo de extrema-direita parecem estar ruindo. O grande empresariado nacional, liderado pela FIESP,  já tem encontro marcado com o general Mourão nesta terça-feira, dia 26. O “Centrão” já dá sinais de que não atura mais o Bozo. Dentro do próprio PSL as fraturas já são expostas. Até o ultra-reacionário pastor Silas Malafaia já passou um sabão no Eduardo Bolsonaro e mandou ele “parar de falar asneiras”. Empresários, políticos, evangélicos… Todos  parecem estar de saco cheio com o mito fajuto que eles próprios levaram ao poder. Agora parece que quem está perdendo a paciência são os próprios militares. As coincidências entre o Rasputin da família real russa e o Rasputin da família Bolsonaro são notáveis. Resta saber o fim da história e, sobre esse desfecho, não nos arriscamos a fazer prognósticos. Quem sabe o próprio “Rasputin do Bolsonaro” possa fazer essa previsão? Se a história se repetir, tanto o “Rasputin” como o Bolsonaro e sua família vão mesmo é para o vinagre.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s