COLÉGIO MENDES DE MORAES REPUDIA AMEAÇA

img-20190321-wa0001913892377.jpgFaltando pouco mais de dois meses para completar 70 anos de existência, o Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, foi alvo de uma gravíssima ameaça. Infelizmente, sinais dos tempos sombrios que o país vive. Uma semana após o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano, que chocou o país e o mundo, o Colégio Mendes de Moraes recebeu, via WhatsApp, uma ameaça de ataque que, em princípio, coloca toda a comunidade escolar como alvo potencial. A postagem, inicialmente veiculada em uma turma da primeira série do colégio e enviada às 21 horas e 25 minutos (não temos como ver a data) cita, inclusive, o exemplo aterrorizador de Suzano. Com a imagem de um mascarado empunhando duas facas, a ameça enviada ao colégio tem o seguinte teor:

“Em suzano já foi os próximos são vocês do Mendes de Morais.” (Transcrevemos a mensagem do modo como foi postada, sem pontuação, com o nome Suzano grafado com inicial em minúscula e com a grafia Morais ao invés de Moraes). Após a mensagem, o emissor da mesma acrescenta a figura de uma caveira.

A mensagem espalhou-se pelo dia de ontem, através do WhatsApp, com centenas de encaminhamentos, e na manhã desta quinta-feira, 21 de março, alunos, professores e demais funcionários do Colégio Mendes de Moraes já estavam cientes e apreensivos com a ameaça que não pode, sob qualquer hipótese, ser considerada apenas uma mera brincadeira. Na tarde desta quinta-feira, o diretor geral do colégio, professor Wander Carneiro, esteve na 37a. Delegacia Policial, onde foi feito o registro da ocorrência. O autor da postagem, um aluno do próprio colégio, foi identificado e, segundo informações do professor Wander Carneiro, todas as providências cabíveis e legais estão sendo tomadas. Hoje, dia 21 de março, professores do turno da manhã registraram a lamentável ameaça recebida no livro de ocorrências do colégio. Estaria o autor da postagem agindo sozinho? A ameaça tem fundamento? Isso só a Polícia, em seu trabalho investigativo, irá esclarecer. Enquanto isso, lamentavelmente, o medo e a apreensão estarão rondando crianças, jovens e profissionais do colégio, ainda com as cenas de Suzano muito vivas. Até quando?

O terrorismo virtual tem sido, pelos subterrâneos da internet e mesmo do WhatsApp, um primeiro passo para a concretização de barbáries como as de Realengo e Suzano. Sem possibilidade de controle, agindo no anonimato e dando vazão a seus problemas mal (ou não) resolvidos, através da violência gratuita e até de sua apologia, como foi o caso da postagem, internet e redes sociais vem sendo o laboratório de delinquentes que querem se afirmar pelo ódio e intimidação.

O Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, ao longo de seus quase 70 anos de existência, orgulha-se de ter sido o local de formação de grandes profissionais, cidadãos que se destacam em seus diversos ramos profissionais e dos quais a instituição, especialmente seus professores, têm muito do que se orgulhar. O ator Miguel Falabella, a atriz Suzana Vieira, a ex-Presidente da Petrobrás Maria das Graças Foster e o jogador de futebol Douglas, que brilhou no Fluminense, Corínthians e hoje defende o Bahia são, dentre outros, exemplos de ex-alunos do Colégio Mendes de Moraes que fazem o orgulho da unidade escolar da Ilha do Governador.

Às vésperas de completar 70 anos de existência, a comunidade do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes repudia e repele qualquer ameaça, independente do tom, e espera uma resposta contundente de todas as autoridades públicas, especialmente da segurança e educação, para que sejam dadas todas as condições a alunos e professores desenvolverem o conhecimento crítico, de qualidade e em prol da formação de cidadãos comprometidos com os valores da justiça e da solidariedade.

2 comentários sobre “COLÉGIO MENDES DE MORAES REPUDIA AMEAÇA

  1. É com tristeza que leio está notícia…meu nome é Luiz Palermo de magalhaes..Em 1974 eu estudava no colégio Mendes de Moraes e me recordo do multirão que fizemos ,pintando todo o colégio para receber o Sr..Mendes de Moraes. Naquele ano ,à 45 anos , o colégio fazia 15 anos..
    Estou pronto para contribuir com o colégio..
    Meu tel é 997058411( 21)

    Curtir

    1. Olá Luiz! Trabalho na colégio há quase 30 anos e jamais tivemos algo parecido. O autor da postagem foi identificado, é um aluno do próprio colégio e disse que tudo não passou de uma “brincadeira”. A direção da escola já emitiu uma nota oficial sobre o assunto. Esperamos que tal situação não se repita mas, ao mesmo tempo, as autoridades, especialmente da segurança e da educação, devem dar mais condições de segurança a alunos, professores e demais funcionários. Obrigado pela sua solidariedade.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s