O W.O. NO CARNAVAL

vila madalena blocoUm fato curioso chama nossa atenção neste carnaval: as “praças eleitorais” que, nos últimos tempos, vêm mostrando seus perfis ultra-conservadores, parece que, agora, transformaram-se em um espaço de resistência. Falamos do Rio de Janeiro e São Paulo que, nas últimas eleições, mostraram claramente suas preferências pelo conservadorismo e até pelo fascismo. Depois de a História, a Filosofia e a Sociologia serem consideradas “coisas de esquerdistas”,  parece que o carnaval agora irá entrar no “índex” da ultra-direita.

Tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, escolas de samba e blocos carnavalescos vêm mostrando o lado crítico em relação aos governos ultra-conservadores, desde as prefeituras, governos estaduais e, claro, até o fascista-mor e lacaio dos Estados Unidos. Aparentemente, a extrema-direita vencedora das eleições não mostrou a mesma força nesse carnaval. Até imaginávamos que, durante a folia, acontecesse um “debate” entre as duas forças políticas que hoje polarizam o Brasil. E estávamos até esperando por esse “debate” pelas ruas, praças e avenidas. Até porque, em São Paulo, havia uma expectativa em relação ao “Bloco Bolsominions”, que estava marcado para desfilar na Vila Madalena. E, não é força de expressão, nenhum folião “bolsominion” apareceu. No local e horário divulgados pela Prefeitura de São Paulo para o desfile do bloco (15 horas de domingo, 3 de março, na rua Aspicuelta, entre as ruas Harmonia e Girassol, na Vila Madalena) não havia rigorosamente ninguém.

Enquanto isso, tudo aquilo que é objeto de ódio e agressão pelos hidrófobos da extrema-direita, vai sendo exaltado pelos blocos e escolas de samba. E ainda não aconteceram os desfiles da Mangueira e da Paraíso do Tuiuti. Pelo visto, vamos ter ministra subindo na goiabeira antes mesmo da quarta-feira de cinzas…

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s