O AMBIENTALISTA E O PREDADOR

chico mendes“Eu não conheço o Chico Mendes e eu tenho certo cuidado em falar sobre coisas que não conheço…Que diferença faz quem é Chico Mendes nesse momento?” (Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em 11 de fevereiro de 2019).

“Chico Mendes é personagem histórico para a luta ambiental no país.” (Hamílton Mourão, Vice-Presidente da República, em entrevista no dia 12 de fevereiro de 2019).

Há pouco tempo dissemos que, diferenças ideológicas à parte, o Vice-Presidente Hamílton Mourão, pelo menos desde o início do governo, vem tendo uma postura de estadista, coisa que jamais vimos e jamais veremos em Jair Bolsonaro. Mourão demonstra preparo, equilíbrio e temperança e parece saber que o espaço político é um campo para se negociar as diferenças, coisa que jamais vimos em Jair Bolsonaro. Mourão, na condição de Vice-Presidente, tem atuado como alguém que, provido de um “poder moderador” vem procurando apagar o incêndio de besteiras e atrocidades que são, todos os dias, expelidos pelo Presidente da República e vários de seus Ministros.

Agora foi o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aquele que, não é piada, foi condenado por crime ambiental. Em entrevista ao programa Roda Viva, Ricardo Salles, além de demonstrar total despreparo e não saber responder a várias questões, o que não chega a nos surpreender, em se tratando de alguém que foi condenado por crime ambiental, afirmou, de forma cínica e provocativa que “não conhecia Chico Mendes” e que “sua existência não fazia qualquer diferença”. Ao falar com deboche e desprezo do seringueiro e líder ambientalista Chico Mendes, reconhecido internacionalmente por sua militância em defesa da Amazônia, dá para perceber o fundo do poço ao qual o Brasil chegou com esse governo em tão pouco tempo. Acrescente-se que Chico Mendes foi assassinado por fazendeiros, exatamente a classe representada e que tem seus interesses defendidos pelo atual governo. Com a agricultura sob o comando de Tereza Cristina, do DEM, que é uma ferrenha defensora dos interesses da bancada ruralista e que chegou a ficar conhecida como “musa do veneno” e com o meio ambiente sob o comando de quem foi condenado por crime ambiental e diz não conhecer Chico Mendes e que ele não faria qualquer diferença, tanto a agricultura como o meio ambiente estão sentenciados à morte.

E já que o Ministro condenado por crime ambiental não sabe quem é Chico Mendes, ou despreza sua existência, é bom lembrar ao Ricardo Salles que Chico Mendes ganhou prêmio da ONU e até foi homenageado por Paul Mc Cartney em uma composição de 1989, “How Many People”. A banda mexicana na Maná também homenageou Chico Mendes com uma canção, “Cuando los angeles lloram”. Diversas outras homenagens foram prestadas por bandas internacionais, especialmente de rock, ao líder ambientalista Chico Mendes.  Já Ricardo Salles… Bem, esse não sabe nem quem foi Chico Mendes…

Segue a tradução do tributo a Chico Mendes feita por Paul Mc Cartney no ano seguinte do assassinato do ambientalista por fazendeiros:

QUANTAS PESSOAS

Quantas pessoas
Ficam em uma linha?
Quantas pessoas
Nunca tiveram a chance de brilhar?
Se você pode me dizer
Ficarei contente em ouvir
Quantas pessoas já morreram?
Um são muitos agora para mim
Quero ser feliz,
Quero ser livre,
Um são muitos agora para mim
Quero ver as pessoas comuns vivendo pacificamente.
Quantas pessoas
Podem ir dar um passeio
Quantas pessoas
Não conseguem ir para o outro lado?
Se você pode me dizer
Ficarei contente em escutar,
Quantas pessoas te fizeram chorar?
Um são muitos agora para mim
Quero ser feliz,
Quero ser livre,
Um são muitos agora para mim
Quero ver as pessoas comuns vivendo pacificamente.
Quantas pessoas
Será que levam?
Quantas pessoas
Por amor de Deus?
Quantas pessoas?
Quantas pessoas?
Um são muitos …

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s