O PISTOLEIRO DA GRAMÁTICA

pistoleiro da gramática“Assaltaram a gramática, assassinaram a lógica…Sequestraram a fonética,, violentaram a métrica.” (Herbert Vianna, “os Paralamas do Sucesso”).

“A prova será eficaz na formação de CIDADÕES”. (Marcus Vinícius Rodrigues, novo Presidente do INEP, ao tomar posse, 24/01/2019).

Em tempos de um governo com mais armas e menos livros, mais Damares e menos Paulo Freire, mais Alexandre Frota e menos Chico Buarque, mais Ustra e menos direitos humanos, não chega a surpreender que sobrou até para a gramática. Ontem, o novo Presidente do INEP (a instituição que elabora o ENEM), Marcus Vinícius Rodrigues, afirmou que o compromisso do governo Bolsonaro é “abandonar a postura ideológica na elaboração das provas do ENEM.” E concluiu dizendo que “a prova será eficaz na formação de “CIDADÕES”. (Sic!) Isso mesmo: o homem do governo Bolsonaro que comandará o ENEM falou “CIDADÕES”. Pior: foi um erro cometido em um discurso que foi lido e não feito de improviso. Não há dúvida de que o Presidente do INEP está mesmo precisando de uma boa reciclagem em Língua Portuguesa.

Enquanto as baboseiras absurdas de Bolsonaro foram espalhadas, como “kit gay”, “ideologia de gênero”, “professores doutrinadores” e outras mentiras criminosas, Bolsonaro ia escolhendo sua “equipe”. E o homem que comandará o INEP quer formar “CIDADÕES”. Chega a ser risível, porém não menos lamentável, a afirmação de que o governo Bolsonaro, na elaboração das provas, irá reforçar o ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Sugerimos que esse reforço tenha início com o próprio Presidente do INEP.

Depois de uma Ministra que vê Jesus na goiabeira, de um chanceler que afirma que o aquecimento global é conspiração comunista e de um Presidente do INEP que desconhece flexão de número, somando-se ainda todas as expectativas nefastas em termos de cidadania em relação ao atual governo, parece que, na “nova era”, todos seremos mesmo “CIDADÕES”. Assim, Bolsonaro, que na campanha prometeu “metralhar a petralhada”, parece que vai metralhar os cidadãos. O pistoleiro já está contratado.

Um comentário sobre “O PISTOLEIRO DA GRAMÁTICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s