O CIRCO PEGOU FOGO!

circo pegou fogo

Acompanhando os noticiários ontem, dia 22 de janeiro, lembrei-me daquela velha historinha do estagiário de jornalismo, claro, um rapaz ainda muito inexperiente. Como “foca”, ele foi mandado para fazer a cobertura de um circo, um evento menos importante. Então, ao chegar à redação, o editor pediu para ver a sua matéria, no que o “foca” respondeu que não tinha escrito nada. O editor, então, perguntou:

– Como não tem nada escrito? Por que não tem matéria?

E o “foca”, cheio de segurança em sua resposta, disse:

– Porque o circo pegou fogo!

No mesmo dia em que o Presidente Bolsonaro fazia um discurso classificado como tosco, vago e burocrático, e que, por isso mesmo, nem decepcionou a maioria dos participantes da Conferência, o circo pegava fogo em Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro. Notava-se claramente a disparidade de foco de determinadas emissoras ao que acontecia no maior e mais tradicional reduto de milicianos do Rio de Janeiro. Rio das Pedras entraria para sempre na história da família Bolsonaro. E Davos também. O primeiro, pela íntima ligação entre Flávio Bolsonaro com criminosos da região, presos e foragidos, que ele até condecorou. O segundo, por mais um vexame internacional em um discurso que só repetiu clichês de campanha. Na Suíça, os aplausos foram tão burocráticos como seu discurso. Enquanto isso, em Rio das Pedras, “o crico pegava fogo”.

A programação da TV Record, de propriedade de Edir Macedo, o bispo aliado de Bolsonaro, deve ter se inspirado na historinha do jornalista inexperiente. Porque, enquanto acontecia um discurso em Davos, de pouco mais de 6 minutos, e que nada acrescentou a nada, horas e horas de ocorrências em Rio das Pedras revelava, de forma inequívoca, outra faceta dos Bolsonaros que em nada nos surpreende.

Naturalmente, por dever de ofício, algum repórter da Record teve que ser mandado a Rio das Pedras. Mas agora é tudo em tempo real. No tempo do jornalista inexperiente, eram necessárias as laudas. E a TV mostra o que quer. Assim, se alguém entrasse em contato com o serviço de atendimento ao telespectador da Rede Record no dia de ontem, perguntando porque nada seria exibido sobre o que acontecia de fato em Rio das Pedras, teria como resposta:

– Porque o circo pegou fogo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s