PRAIA, PATOS E LARANJAS

pato com laranja 2Simbólica, sob todos os aspectos, a escolha de Jair Bolsonaro pela Base Naval da Restinga da Marambaia para passar as festas de fim de ano com sua família. Lugares não faltavam. Mas ele preferiu exatamente a Restinga da Marambaia. Exatamente ali era a “Ponta da Praia”, local para onde, há exatos dois meses, Bolsonaro disse que, caso eleito, mandaria os “petralhas” e demais opositores em um discurso via “live”. E agora, a poucos dias de sua posse, é ele mesmo que encontra-se lá. A “Ponta da Praia” era o local onde os presos políticos desapareciam. Foi ali, na “Ponta da Praia”, que dezenas de opositores da ditadura militar morreram sob tortura. Então, os corpos eram, ainda vivos, colocados em um helicóptero e lançados ao mar. E foi exatamente para esse local que Bolsonaro afirmou que mandaria seus opositores. E é exatamente neste local que Bolsonaro, a poucos dias de sua posse, encontra-se para passar o Natal.

Claro que o simbolismo é forte. A própria denominação “Ponta de Praia”, em alguns momentos da história, funcionava como um código secreto entre os militares. Mandar alguém para a “Ponta da Praia” era uma sentença de morte. Porém, com uma denominação paradisíaca e até “libertadora”, porque “ponta da praia” sugere a visibilidade do mar a quase 360 graus. Talvez, os condenados a esse trágico destino, se conhecessem o nome do lugar mas não a sua realidade, ainda tivessem um fio de esperança. Algo do tipo “O trabalho liberta”, inscrição permanente em campos de concentração nazistas.

Mas o simbolismo fica muito contraditório por ser a época do Natal. “Natal” é “nascimento”. O nascimento de alguém que venceu a morte decretada por Herodes. De alguém que venceu a morte mesmo depois de morto. Pior. Ele nem convidou os “petralhas”, a quem prometeu levar logo depois que fosse eleito. É uma pena. Se cumprisse sua promessa, com certeza seus opositores iriam retribuir, levando uma ceia com um cardápio que o capitão iria adorar: Patos com laranjas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s