ANTES DO CARTÃO VERMELHO

cartão vermelho para o stf“É hora de o Judiciário se recolher.” (Dias Tóffoli, Presidente do STF, em 2 de dezembro de 2018).

A afirmação do Presidente do STF dá a entender que a “missão” já foi cumprida. Eleições se passaram, Dilma impichada, Lula preso, o tucanato corrupto solto e Moro ocupando um cargo político no governo Bolsonaro. Então, não há mais o que se fazer e… vida que segue. Como bem disse Romero Jucá em sua célebre declaração: “Com o Supremo e tudo!”

Agora, como afirmou o Presidente da Corte Suprema, é hora de “sair de campo”. Usando o futebol como metáfora, dias Tóffoli afirmou: “Temos de deixar de querer marcar gol. Vamos ser zagueiros, garantir o que está no livro.”  Pois é. Agora que a partida já está liquidada, para que marcar “gols”? O melhor mesmo é recuar, “dar uma de zagueiro e fim de papo.”

Dias Tóffoli, no fundo, está “metendo a viola no saco”. Sabedor das ameaças que o poder que preside já vem sofrendo, mesmo antes de começar a “nova era”, Tóffoli preferiu o recuo. Não se trata de estratégia. Tudo parece uma satisfação do tipo “cumpri o meu dever.” Agora, segundo ele, deve acabar a judicialização da política e a mesma deve voltar a liderar as perspectivas de ação.

A nomeação de Moro para Ministro do governo Bolsonaro ainda não fechou o ciclo. Porque é sabido que Moro será indicado, em 2020, para o STF. Especialmente pelos “relevantes serviços” prestados ao Bolsonaro e aos tucanos. Virada esta página, a política que siga o seu caminho. Já deu.

O recolhimento do Judiciário anunciado pelo seu arauto de maior quilate torna-se bastante emblemático. Porém,  não menos lamentável no momento em que esse poder será muito importante, especialmente para “garantir o que está no livro”. “Livro” este que já completou 30 anos e que corre o risco de virar papel picado. Mas Tóffoli, a autoridade suprema da Corte Suprema, preferiu jogar na retranca e virar um simples zagueiro. Talvez seja melhor assim. Antes que o cabo e o soldado entrem em campo e lhe dêem o cartão vermelho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s