BARÇA HONRA SUA HISTÓRIA

barcelona

“No Barça, defendemos valores democráticos que não coincidem com algumas ideias que temos escutado sobre esse candidato. Nós, como democratas, respeitamos a todos. Neste caso, respeitamos a opinião de Ronaldinho. Não compartilhamos de muitas destas ideias, mas respeitamos a liberdade de pensamento.” (Trecho da nota oficial do Barcelona, divulgada ontem, 16 de outubro, repudiando as posições políticas de Bolsonaro).

Sempre dissemos que Barcelona X Real Madrid não é, e nunca será, apenas um jogo de futebol. Que nunca será apenas um grande clássico do futebol espanhol, com desfile de estrelas do futebol internacional. Isso porque a história jamais permitirá que Barcelona X Real Madrid seja apenas um jogo de futebol ou um grande clássico do futebol espanhol.

A Guerra Civil Espanhola, ocorrida entre 1936 e 1939, certamente nos faz entender porque muita coisa entra em campo quando as duas equipes se enfrentam. Os horrores do conflito, que levou o fascista Francisco Franco ao poder, foi muito bem retratado pela arte de Pablo Picasso, em seu famoso quadro “Guernica”. Os falangistas de Franco, que receberiam o apoio de Mussolini, deram o golpe de Estado, tomaram o poder e começou a guerra com a frente popular. A Guerra Civil Espanhola já prenunciava o conflito mundial que aconteceria a partir de 1939, quando o nazi-fascismo seria confrontado por liberais e comunistas. A Espanha viveria uma ditadura fascista até 1975.

Mas a vitória dos fascistas não aconteceu sem resistências. E uma dessas grandes resistências viria exatamente da Catalunha, mais especificamente do Barcelona. O clube de futebol Catalão chegou até a ser bombardeado a mando do ditador fascista Francisco Franco. O Barcelona apoiava as reformas sociais e políticas do governo republicano, que viria a ser derrubado pelo golpe fascista. Alguns anos antes da guerra civil, o informativo oficial do clube já afirmava: “A popularidade do nosso clube inclui, indiscutivelmente, elementos que não estão relacionados ao esporte”. A luta do Barcelona contra o fascismo abrilhanta muito mais a sua história do que qualquer título conquistado no futebol. Por detrás de uma camisa, ou de uma bandeira, existem muito mais coisas do que alguns incautos torcedores podem imaginar. Perguntem a quem, certa vez, vestiu a camisa do Real Madrid. Para quem não sabe, o Real Madrid, contrariamente,  era o clube do ditador fascista Francisco Franco e o nome de seu estádio, Santiago Bernabéu, é uma homenagem a um soldado fascista. Então, para quem não sabe quem foi Santiago Bernabéu, que fique sabendo que ele foi um fascista a serviço de Franco. O que não significa desconsiderarmos seus relevantes serviços prestados ao seu clube e ao esporte, especialmente ao futebol.

E ontem o Barcelona, sendo fiel, coerente e honrando a sua história, emitiu uma nota de repúdio aos valores defendidos por outro fascista: o Bolsonaro. A nota do clube catalão, assinada pelo seu porta-voz, Josep Vives, confronta a posição tomada por Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador do clube e apoiador declarado de Bolsonaro. Ronaldinho, que também é embaixador do Barcelona, poderá até ter a parceria desfeita. Ocorre que a adesão de Ronaldinho a Bolsonaro envergonha o Barcelona, que tem a sua história abrilhantada pela luta contra o fascismo. Como defensor da democracia o clube, em sua nota oficial diz, no entanto, respeitar a opinião de seu ex-craque.

Depois de Bolsonaro ter sido elogiado pelo ex-líder da Ku Klux Klan, seria bom que o Real Madrid também fosse coerente à sua história e emitisse uma nota de apoio ao fascista brasileiro. Pelo menos os jogos entre os dois clubes teriam mais graça quando fossem transmitidos para o Brasil. Só não sei o que fariam os “neutros” e “apoiadores críticos”. Talvez mudassem de canal ou desligassem a TV…

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s