11 DE SETEMBRO

allende alta traiçãoHoje é terça-feira, 11 de setembro. Em 1973, o 11 de setembro também foi uma terça-feira. E em 2001 o 11 de setembro novamente foi uma terça-feira.

Em 1973, há exatos 45 anos, um golpe militar patrocinado pelos Estados Unidos assassinava o Presidente legitimamente eleito do Chile, Salvador Allende, e levava ao poder o general Augusto Pinochet, dando início a uma das ditaduras militares mais sanguinárias da América Latina e que duraria 17 anos. Eleito pela coalizão de esquerdas Unidade Popular, Allende foi vítima de mais um, dentre muitos golpes militares patrocinados pelos Estados Unidos. Aquele 11 de setembro também foi responsável pelo assassinato de milhares de inocentes, tal qual um outro 11 de setembro que ocorreria 28 anos depois.

A foto que ilustra este artigo ficou famosa, por ser chamada de “a alta traição”. À frente, o Presidente eleito Salvador Allende. Logo atrás, o general Pinochet presta continência, em sinal de respeito à vontade do povo e à Constituição. Três anos depois o general-assassino tomaria o poder com patrocínio dos Estados Unidos e o Presidente eleito seria assassinado.

28 anos depois, também em uma terça-feira, na movimentada manhã de Nova Iorque, as torres gêmeas viravam pó. Sob os auspícios de Bin Laden, outrora financiado pelos próprios norte-americanos, em um atentado que chocou o mundo. E que, forçosamente, sempre lembrará aos Estados Unidos o que é sofrer uma traição, covardia, violência e morte de inocentes em uma terça-feira, 11 de setembro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s