ROMÁRIO ESQUECE O OLARIA

romário esquece olaria

Ontem, dia 31 de agosto, teve início a propaganda eleitoral na TV, em todo Brasil. No Rio de Janeiro, no programa que apresentava os candidatos ao governo do Estado, o primeiro a aparecer foi o ex-jogador Romário,  do Podemos. Ele iniciou seu primeiro programa eleitoral falando das dificuldades que enfrentou em sua vida, lembrando o seu passado de morador da favela do Jacarezinho. E, como não podia deixar de ser, também falou de sua vitoriosa carreira como jogador de futebol. Para isso, o vídeo mostrava um mosaico de imagens onde Romário aparecia com os uniformes dos clubes por onde atuou: Flamengo, Fluminense, Vasco, América e Barcelona (que aparecia em destaque).  Porém, houve uma grande omissão. E, diga-se, uma omissão imperdoável. Parece que Romário esqueceu-se que começou a sua carreira no Olaria, para onde foi levado em 1979 pelo “olheiro” Paulo Ferreira, conhecido como “Paulo Boi”. Foi em 1979 que Romário tornou-se, pela primeira vez, um atleta federado, quando foi inscrito pelo clube da rua Bariri na Federação de Futebol do Rio de Janeiro na categoria de infantil. Naquele ano, Romário marcaria, pelo Olaria,  os sete primeiros gols dos 1003 que marcou em toda sua carreira.

Seu primeiro jogo oficial aconteceu em novembro de 1979, quando o Olaria goleou o América por 5 a 1, com o “Baixinho” tendo marcado três gols. Depois da temporada de 1979, ele iria para o Vasco. A omissão de Romário em relação ao Olaria é algo que destoa de sua característica. Sabemos que Romário sempre fez questão de nunca esconder suas origens. Não sabemos é o porquê de o Olaria não ter aparecido na imagem que ilustra a trajetória de Romário no futebol. Talvez as imagens dele com a camisa do Olaria sejam raras. É verdade. Mas há uma que tornou-se mundialmente famosa: é aquela em que ele aparece no time de infantis do Olaria de 1979, equipe em que também atuavam Aílton e Gonçalves. Isso sem falarmos de outras fotos de sua época no Olaria que o “Baixinho” certamente possui em seu arquivo. A campanha eleitoral na TV vai até o dia 4 de outubro. Até lá, Romário e sua assessoria terão tempo de sobra para mostrarem que não esqueceram do Olaria, onde tudo começou. Até porque ele sabe que a Rua Bariri é logo ali…

romário no olaria 1979

O time de infantis do Olaria de 1979, no gramado da Rua Bariri: Romário é o quarto acachado, da esquerda para a direita.

Um comentário sobre “ROMÁRIO ESQUECE O OLARIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s