LULA E OS VOTOS DO NORDESTE

revista caravana_namao_V4.indd

O Nordeste é um reduto francamente lulista. Porém, não necessariamente petista. Uma pesquisa do Ibope, feita no mês de junho, em um cenário com Lula, mostra que 54% dos votos da região são do líder petista. Para se ter uma ideia do abismo com os demais candidatos, a segunda colocada, Marina Silva, tem 9% nesse cenário. Depois, vem Bolsonaro com 7%, Ciro com 4% e Alckmin com 1%. Brancos e nulos somam 17%.

Porém, no cenário sem Lula, a grande pergunta é: para onde migrariam os votos de Lula e quem herdaria o seu espólio eleitoral? É sabido que os votos de Lula se pulverizariam, porém, não de forma equilibrada. No cenário sem Lula e com Haddad como candidato do PT, a pesquisa Ibope mostra que o ex-Prefeito de São Paulo (ainda desconhecido em nível nacional) teria apenas 2% das intenções de voto. Marina Silva, que subiria de 9% para 16%, tornaria-se a mais votada na região. Ciro também herdaria um bom naco, indo dos 4% para 14%. Já Bolsonaro, iria dos 7% para 10% na região estando, assim, dentro da margem de erro, o que significa que ele pode não herdar praticamente nada. Chama a atenção o fato de que em um cenário sem Lula, até o Alckmin chegaria à frente de Haddad, marcando 4% na preferência do eleitor nordestino. Mas ainda haveriam, em uma eleição sem Lula, muitos votos a serem disputados no Nordeste, visto que o percentual de brancos e nulos subiria para 37% em uma eleição sem ele. Abaixo, um gráfico com os detalhes da pesquisa das intenções de voto na região Nordeste feita pelo Ibope, em junho/2018:

lula nordeste

A região Nordeste tem um peso decisivo na eleição presidencial. Com 39 milhões e 200 mil eleitores, o que corresponde a 26% do eleitorado, o Nordeste foi o responsável pela vitória do PT em 2014. Os 37% de brancos e nulos em um cenário sem Lula correspondem a cerca de 10 milhões de votos. E todos correrão atrás desses votos que, sem Lula na eleição e com o pleito acirrado, poderão ser decisivos.

O primeiro debate dos candidatos a Presidente já mostrou a estratégia dos pretendentes à herança lulista: ninguém ousou falar mal de Lula. Até o Meirelles lembrou que foi da equipe dele. E não havia ninguém do PT no debate. Então, pelo menos à primeira vista, os adversários e até inimigos mortais do PT e de Lula sabem que, se querem os votos do Nordeste, é bom não falar mal do ex-Presidente. Na verdade, eles querem mesmo é evitar o assunto “Lula”. Porque, talvez, se não o criticarem, poderão perder votos de seus próprios seguidores. Assim, Lula continua sendo um fantasma que ainda tira sono de adversários que correm atrás de seus próprios votos.

Não sei qual seria o próximo passo estratégico do PT, caso Lula fique mesmo de fora, o que é o mais provável. Mas entendo que uma das armas petistas poderia ser, em todos os debates, provocar os adversários a falarem de Lula, sobre o seu governo, o seu legado e o que acharam de sua prisão. Alguns ficariam engasgados. Outros, entalados. Outros, gaguejando. Mas, certamente, nenhum deles teria coragem de vilipendiar o Lula para depois ir ao Nordeste pedir os votos de seus eleitores. Alguns já deixaram de seguir essa regra no debate de ontem, na Rede TV. Certamente, fizeram uma escolha. O problema, agora, é ter “cara” para pedir os votos de Lula no Nordeste. Ou não ter cara para ir lá. Na dúvida, perguntem para a senadora Ana Amélia.

3 comentários sobre “LULA E OS VOTOS DO NORDESTE

    1. Sim. Você tem razão. Porém eu estou me referindo à pesquisa divulgada pelo Ibope com Haddad e sem Haddad. Segundo especialistas, a transferência de votos não passa de 60%. Veremos o que ocorre quando ele for oficialmente lançado como candidato do Lula. Obrigado pela sua visita.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s