PESQUISA XP: COM E SEM LULA

xp

A primeira pesquisa após a confirmação, pelo PT, da candidatura de Lula à Presidência da República mostra que o ex-Presidente petista cresceu ainda mais, embora provavelmente tenha a sua candidatura barrada pela Justiça. A pesquisa foi feita pela XP Investimentos, empresa ligada ao mercado financeiro. E, na pesquisa feita por um órgão ligado ao mercado, o candidato oficial “do mercado” (Alckmin) e seus penduricalhos (Álvaro Dias, Meirelles, Amoedo) continuam patinando. Lula aparece na frente com 31% das intenções de votos, seguido do neofascista Jair Bolsonaro, com 19% das intenções. Em terceiro lugar aparecem os votos nulos, brancos e nenhum candidato, com 15%. O resultado da pesquisa está ilustrado abaixo:

pesquisa xp investimentos

Porém, o que mais chama a atenção na pesquisa é o cenário sem Lula na disputa (o cenário, aliás, mais provável). Nesse cenário, os votos brancos, nulos e nenhum candidato aparecem em primeiro lugar, com 26%, seguido do neofascista Bolsonaro, com 21% e Fernando Haddad (no lugar de Lula e apoiado por ele), com 13% das intenções, conforme ilustrado no gráfico abaixo:

pesquisa xp investimentos sem lula

A grande novidade da pesquisa é que ela já expressa uma transferência significativa dos votos de Lula para seu eventual substituto no pleito, o ex-Prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A pesquisa revela que o PT, mesmo sem o seu maior líder na disputa, tem plenas condições de chegar ao segundo turno. Em se tratando de uma pesquisa feita por um órgão que, de modo algum, apoiaria Lula ou qualquer candidato de esquerda, ela indica que, com Lula ou sem Lula, o PT tem grandes chances. Percebe-se, no gráfico de disputa sem Lula, que Ciro e Marina também sobem, certamente resultado de uma pulverização de transferência de votos de Lula.

A campanha no rádio e TV ainda não começou. O quadro, evidentemente, pode mudar e toda pesquisa reflete um momento. Momento este que, por ora, deve estar preocupando a Globo, os fascistas, os golpistas, o “mercado” e seus lacaios travestidos de candidatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s