SOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA!

sos ciênciaNenhum país alcançou seu pleno desenvolvimento e sua plena soberania sem investir maciçamente em educação, ciência e tecnologia. A 70a. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira Para a Progresso da Ciência), que terminou neste final de semana, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, trouxe para o centro das discussões as propostas dos presidenciáveis para a ciência e tecnologia, bem como os anseios da comunidade científica. Como já é de costume, a SBPC convidou os três candidatos com maior intenção de votos, de acordo com a pesquisa do Datafolha de junho/2018. São eles: Lula, Marina Silva e Bolsonaro. Lula enviou um representante para expor as propostas de seu partido. Marina Silva respondeu que não poderia comparecer em virtude da agenda já comprometida, mas que responderia às questões enviadas pela SBPC através de um vídeo. Já o candidato Jair Bolsonaro sequer respondeu ao convite o que, aliás, não causa nenhum espanto. Além dos três melhores colocados na pesquisa, a entidade também convidou Ciro Gomes e Alckmin, que ainda definirão como enviarão suas propostas.

Entre as demandas da SBPC destacam-se a recriação do Ministério da Ciência e Tecnologia (extinto pelo governo golpista) e o investimento mínimo de 2% do PIB em pesquisa. Segundo a entidade, apenas 1,2% do PIB atualmente são aplicados em pesquisa. Mas o grande debate gira em torno da Emenda Constitucional 95, que impôs o teto de gastos públicos por 20 anos. Talvez uma das medidas mais criminosas do governo golpista de Temer, que atinge, além da saúde e educação, também a pesquisa, ciência e tecnologia. Qual será a atitude do presidente eleito em relação à emenda que impôs o teto e prejudicou, sensivelmente, o avanço da ciência e pesquisa no Brasil? A posição oficial da SBPC é clara: a emenda deve ser revogada.

A escolha de um candidato comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento econômico e afirmação da soberania de um país. E é exatamente isso que estará também em jogo no dia 7 de outubro. Priorizar a ciência é, acima de tudo, libertar-se do modelo colonial imposto pelos interesses estrangeiros. As atividades científicas e tecnológicas estão agonizando em nosso país. E apenas o voto dos brasileiros pode mudar essa situação. Ou, infelizmente, mantê-la. SOS Ciência e Tecnologia!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s