AS TRÊS COISAS DE CUBA

Bandeira Cuba“Em Cuba, só três coisas funcionam: segurança, educação e saúde.” (Ricardo Amorim, jornalista de direita, no programa de direita Manhattan Conection, da emissora de direita Globonews, no último domingo, dia 1 de julho).

O programa Manhattan Conection é um “panfleto televisivo” de direita, exibido todos os domingos às 22 horas na Globonews e reprisado na segunda-feira. Seus articulistas são anti-esquerdistas aos extremos. Por isso, a declaração, reconhecimento ou confissão (não sei exatamente o quê) de Ricardo Amorim é emblemática. Dizer que em Cuba “só funcionam” a segurança, educação e saúde é, resumidamente, dizer que tudo funciona. E, em sua declaração, Ricardo Amorim destaca a medicina e o baixo custo. Mas admite que funciona.

Mas é bom dizer para o Ricardo Amorim e seus colegas do programa de direita fascista que a segurança funciona porque a educação funciona. Porque educação não é comércio, como também não é a saúde. O Estado, que eles querem “mínimo” garante educação, saúde e segurança. Mas há que se esclarecer ainda que educação, saúde e segurança foram conquistas que, para as gerações pós-revolucionárias, já foram um ponto de partida. Talvez, por isso, os mais novos, já com saúde, educação e segurança, queiram “outras coisas”. Mas não foi nada fácil. Primeiro, tiveram que acabar com o cassino e bordel de gângsteres que era Cuba na época de Fulgêncio Batista, apoiado pelos Estados Unidos. E, depois disso, resistir até hoje. E é sempre bom lembrar que segurança, educação e saúde funcionam em Cuba mesmo com todos os embargos que o país sofre há décadas.

Fico imaginando se, em relação ao Brasil, pudéssemos falar o mesmo que Ricardo Amorim falou sobre Cuba. Já sei o que a direita reacionária vai me falar: “Vá para Cuba!” Em resposta, eu poderia dizer: “Vá para o Haiti!” Até porque o Haiti fica ali pertinho e talvez lá também a educação, saúde e segurança funcionem. Ah, já sei: “O Haiti é aqui”. Só faltam, porém, a educação, saúde e segurança. Verdade. Perguntem ao Ricardo Amorim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s