VIVA O MÉXICO!

viva méxicoHoje, nas primeiras horas do dia, o comentarista global-tucano Carlos Alberto Sardenberg declarou que estava muito preocupado com o México. Coincidentemente, Sardenberg fez a afirmação poucas horas antes do jogo Brasil X  México pela Copa do Mundo. Mas Sardernberg não é comentarista de futebol. Ele costuma falar de economia. Defensor da política econômica de Henrique Meirelles, Carlos Alberto Sardenberg é do tipo “enfeitiçado pelo mercado”. Privatista e favorável à entrega das riquezas estratégicas da nação para o controle estrangeiro, logo vi que ele não estava se referindo ao jogo pela Copa do Mundo.

A  preocupação de Sardenberg era com a vitória do candidato de esquerda na eleição presidencial do México, Andrés Manuel López Obrador. Obrador, do Movimento de Regeneração Nacional (MORENA) é um crítico do neoliberalismo e já anunciou que não irá privatizar o petróleo e a água, que permanecerão sob controle estatal,  e ainda irá frear as privatizações em curso. O combate à corrupção é outro ponto de seu programa, após 30 anos de governos neoliberais e entreguistas.

A vitória de um candidato de esquerda, que Sardenberg chamou de “populista” é um contraponto ao avanço fascista que é visível no mundo, inclusive no Brasil. E é bom lembrar que as eleições no México não são por urnas eletrônicas, contra as quais grande parte da direita fascista brasileira conspira.

No jogo, o Brasil derrotou o México por 2 a 0. Mas nas urnas, o México saiu vencedor. E é bom o Sardenberg ficar preocupado é com a eleição no Brasil. E ele terá muito com o que se preocupar. Porque os candidatos que ele apóia estão patinando. E a “ideia presa” só cresce. Viva o Brasil! Viva o México!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s