A LUPA E O TERÇO DE LULA

O TERÇO DO PAPA PARA LULAA Agência Lupa é especializada em checar notícias e aferir o seu grau de veracidade. A checagem, aliás, é um trabalho muito importante para a identificação das famigeradas “fake news”, que tanto infestam as redes sociais. O assunto da semana foi o tal rosário que teria sido enviado pelo papa Francisco a Lula, através do consultor do Vaticano, Juan Grabois. A notícia havia sido desmentida pela Agência Lupa e logo vários órgãos de informação afirmaram que o rosário recebido por Lula não teria sido enviado pelo papa. A Agência Lupa consultou o Vatican News, órgão oficial de notícias do Vaticano que, inicialmente, havia, através de uma nota, negado que o papa teria enviado o rosário a Lula. No entanto, hoje, a nota foi apagada do site Vatican News, que afirmou que o rosário entregue a Lula foi, de fato, abençoado pelo papa Francisco.

A Agência Lupa usa escalas para aferir a veracidade de uma notícia, tais como: verdadeira, falsa e de olho. Inicialmente, a Agência de checagem havia avaliado a notícia de que o papa remeteu o rosário para Lula como falsa. Hoje, ela já mudou o status para de olho. No link abaixo temos, na íntegra, o conteúdo publicado pela Agência Lupa:

http://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2018/06/13/esclarecimento-lupa-terco-lula/

A solidariedade do papa Francisco ao Presidente Lula é importante não pelo aspecto religioso, mas porque o papa também é um Chefe de Estado. Evidentemente, na condição de líder religioso, ele poderia enviar um rosário abençoado a qualquer preso. Talvez isso seja até comum. Mas tentaram ridicularizar o envio do rosário a Lula. A agência de checagem deveria se desculpar junto aos veículos que noticiaram o envio do rosário para Lula. Até agora, nenhum pedido de desculpas. E deve, também, pedir desculpas aos “coxinhas”, que embarcaram na onda dela e andaram bostejando pela internet. Pelo visto, qualquer dia teremos que ter a “lupa da lupa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s