2026: A COPA DO NAFTA

copa nafta 2Na véspera do início da Copa do Mundo da Rússia, a a FIFA reuniu-se em um Congresso para definir a sede do mundial de 2026. O de 2022 será no Catar. Os filiados decidiram, por 134 votos a 65 que o mundial de 2026 será sediado por três países: Estados Unidos, México e Canadá. A outra candidatura era a do Marrocos que teve, inclusive, o voto do Brasil. O voto brasileiro, aliás, causou espanto, visto que a CBF tinha um compromisso de votar nos países da América do Norte. Os mexicanos não perdoaram e afirmaram que, em 2026, o Brasil pedirá desculpas por não ter votado na tripla sede.

Será, assim, a “Copa do NAFTA”, o acordo comercial dos países norte-americanos. A Copa de 2026 trará algumas transformações, sendo a mais relevante o aumento do número de participantes, que irá dos atuais 32 para 48. Com isso, o número de jogos em toda competição irá de 64 para 80. Serão 16 grupos de 3 países, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para a próxima fase.

Mas se atentarmos bem, a “Copa do NAFTA” será muito mais dos Estados Unidos. Dos 80 jogos previstos, 60 serão nos Estados Unidos, 10 no México e 10 no Canadá. Até o jogo final acontecerá nos EUA. O México já realizou duas copas (1970 e 1986) e os Estados Unidos uma (1994). O Canadá será o novato. E o México entrará para a história como o país onde mais se realizaram copas. Aliás, só falta o NAFTA ganhar uma copa. Acho que nem com o “muro do Trump” entrando em campo…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s