MAIS UM CRIME DO GOVERNO TEMER

governo corta pbp

programa bolsa permanência

O PBP (Programa Bolsa-Permanência) foi criado em 2013 no governo de Dilma. Tarata-se de um programa de grande alcance social e que tem por finalidade auxiliar indígenas e quilombolas do país que ingressam nas universidades federais e com comprovada vulnerabilidade econômica, a manterem-se nos estudos, através de uma bolsa cujo valor atual é de 900 reais (menos do que um salário-mínimo). O auxílio é fundamental para que os beneficiados possam deslocar-se de suas aldeias e quilombos até as universidades, além de ajudar na alimentação e compra de material.

O programa, que desde sua criação já garantiu a permanência nas universidades de mais de 18 mil estudantes está, agora, sendo cortado pelo governo golpista. Já estamos na metade do ano e, até o momento, nenhum aluno recebeu o auxílio, o que ameaça a continuidade de seus estudos. Segundo dados aos quais tivemos acesso, o número de prejudicados pode chegar a 5000. Como se não bastasse, o governo quer limitar a 800 o número de beneficiados, o que, praticamente, condenaria a grande maioria dos que necessitam do programa a abandonarem os seus estudos.

O valor de um auxílio-moradia de juiz, por exemplo, mesmo que o magistrado tenha imóvel próprio, está perto de 4500 reais, o que corresponde a 5 programas de bolsa-permanência para indígenas e quilombolas. Isso mostra como a exclusão é a marca histórica de nosso país. E é isso que o programa procura, ao menos, minimizar. Muitos dos estudantes prejudicados com o corte, sequer poderão deixar os quilombos ou aldeias em que vivem para darem continuidade aos estudos. E ainda tem gente que fala em meritocracia… Como, se as condições são absolutamente desiguais?

Esta é a marca de um governo que, além de golpista, ilegítimo e corrupto, não tem compromisso com a inclusão social. Trata-se de um governo assassino de vidas e de sonhos e que será, para sempre lembrado por mais este crime.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s