MORRE JORNALISTA QUE DESMASCAROU A DITADURA

audálio dantasMorreu ontem, 30 de maio, aos 88 anos, o jornalista Audálio Dantas. Audálio Dantas teve sua carreira destacada pela defesa dos direitos humanos, o que chegou a valer-lhe um prêmio da ONU. Mas ele entrou para a história por ter denunciado a farsa do “suicídio” do jornalista Vladimir Herzog, que foi assassinado pela ditadura militar em 1975. Quando a ditadura falava em “suicídio”, Audálio Dantas denunciou as torturas, seguida do assassinato de Herzog nas dependências do DOI-CODI.

Ao enfrentar a ditadura e desmascarar a farsa do suicídio de Herzog, Audálio Dantas colocava em risco sua própria vida. Certa vez, perguntaram se ele não tinha medo. Audálio disse que sim. Porém, acrescentou que “foi do medo que nasceu a coragem”. Sua revelação sobre o assassinato de Vladimir Herzog pelo governo militar abriu caminho e encorajou outros a seguirem a mesma trilha. O assassinato de Herzog ocorreu em plena época da chamada “abertura política” do general-ditador Geisel. Bem antes dos documentos da CIA que estão vindo à tona e que mostram a prática de extermínio dos governos militares, inclusive o de Geisel, Audálio Dantas já denunciava o “modus operandi” criminoso dos generais de plantão. Um conhecido bandido chamado José Maria Marin, que presidiu a CBF (aquela das camisas amarelas dos patos fantoches), na época defensor da ditadura e deputado pela ARENA, foi responsável pela prisão de Herzog. Hoje esse bandido está preso nos EUA.

O episódio do assassinato de Vladimir Herzog, que só foi elucidado pela denúncia de Audálio Dantas, dá o tom do que foi a ditadura. Felizmente, Audálio sobreviveu. E agora, não estando mais entre nós, é lembrado pela sua coragem, dignidade e defesa dos direitos humanos. Enquanto outros serão lembrados por terem sido covardes e assassinos. Obrigado Audálio, e que só reencontremos a ditadura nos livros de história!

483100.jff

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s